quinta-feira, 22 de maio de 2014

Artigo no Jornal O Estado: Terceira Via - Pra onde Eduardo Campos (PSB)

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 21 de Maio de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/terceira

As últimas pesquisas eleitorais atestaram a polarização entre a pré-candidatura da situação e a principal pré-candidatura da oposição, para presidência da República. O clássico duelo político – eleitoral dos últimos vinte anos tendo como principais atores sociais: Partido dos Trabalhadores e o Partido da Social Democracia Brasileiro.
A presidente Dilma Rousseff (PT) começa a compreender que o seu principal oponente será o presidenciável Aécio Neves, ainda nesse período de pré- campanha eleitoral, com isso, já prepara a munição, contra o adversário tradicional: o PSDB. Aécio Neves começa a ser o principal beneficiado, como escolha natural do eleitor oposicionista ou neo-oposicionista nas pesquisas de opinião pública.

A terceira via na corrida sucessória da presidência da República nesse ano, será o presidenciável Eduardo Campos (PSB), que ainda não adquiriu uma marca política, entre os formadores de opinião pública. Eduardo Campos é reconhecido por parte dos meios de comunicação, como uma espécie de dissidência do bloco governista da presidente Dilma Rousseff (PT), que chamo de Lulismo sem Lula.
O presidente nacional do PSB, o ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), teve uma mídia forte no final do ano passado, por dois motivos, primeiro o abandono da base governista do Planalto; e o segundo a filiação da ex-senadora Marina Silva na sua agremiação partidária. Eduardo Campos foi apresentado, como a novidade do pleito eleitoral para presidente da República, que irá impedir a polarização entre petista e tucano, no cenário político nacional.
O crescimento da pré-candidatura do presidenciável tucano Aécio Neves, como principal liderança de oposição à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), já mostra uma polarização de ideias nos principais fóruns das mídias tradicionais: Rádios, Canais (Abertos) e Jornais. A pré-candidatura do presidenciável Eduardo Campos começa a disputar o eleitor oposicionista no debate midiático, com o PSDB, para isso, usando, a sua companheira de chapa, a ex-senadora Marina Silva (PSB), como crítica dessa polarização eleitoral.
O processo político-eleitoral da corrida presidencial desse ano, já começa a caminhar para consolidação de uma alternativa oposicionista entre os eleitores, o presidenciável tucano Aécio Neves, contra uma candidatura natural do Partido dos Trabalhadores, que ainda poderá ser o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O eleitor-cidadão que decidir não votar no continuísmo político- administrativo, não tende a optar por uma espécie de candidatura dissidente do bloco governista, quase sempre a sua opção é por um candidato oposicionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário