sexta-feira, 16 de maio de 2014

Artigo no Jornal O Estado: Fator Aécio Neves

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 15 de Maio de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso convenceu os seus pares internos do Partido Social Democrático Brasileiro, a eleger o senador Aécio Neves, como o novo presidente nacional, para biênio de 2013-2014. A estratégia política- eleitoral era de tornar o futuro presidenciável tucano, a principal voz e rosto da oposição ao Planalto. O PSDB acredita que o fator Aécio Neves já é realidade, para a opinião pública, em relação a disputa presidencial de 2014
A cúpula nacional do PSDB sempre defendeu uma radicalização do PSDB, em relação à política econômica da presidente Dilma Rousseff (PT). Alguns pontos criticados são o aumento dos juros, a alta da inflação dos alimentos e também a perspectiva do crescimento do Produto Interno Bruto, sempre bem abaixo dos nossos vizinhos de fronteira. O novo presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, era o porta voz dessas críticas negativas ao Planalto.

No final do segundo semestre de 2013, o senador Aécio Neves (PSDB), é escolhido, como único presidenciável do ninho tucano, sem espaço de disputa interna, com o ex- governador paulista José Serra, para não dividir as fileiras do Partido Social Democrático Brasileiro. Fato inédito na história recente dessa agremiação partidária, nas duas últimas disputas para presidente da República.
O aparecimento da dissidência lulista na base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), com a saída do Partido Socialista Brasileiro, no final do ano passado, com a entrega dos cargos na Esplanada dos Ministérios: Integração Nacional e Portos. O presidente nacional do PSB, o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, será o provável concorrente a presidência da República, na mesma faixa eleitoral de oposição do presidenciável Aécio Neves (PSDB).
Assistimos a construção de um bloco de oposição política-administrativa à presidente Dilma Rousseff (PT), com duas pré-candidaturas presidenciais já estabelecidas: Aécio Neves (PSDB - DEM) e Eduardo Campos (PSB - PPS). Essas duas frente partidárias sempre trabalharam em conjunto, nos últimos meses, no parlamento para fazer uma nova oposição crítica ao Governo Federal. O resultado foi que as duas lideranças oposicionistas possuem a mesma pauta de soluções aos principais problemas na área administrativa, em relação ao mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).
Nas últimas semanas os principais veículos de comunicação, já anunciaram a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), com a diminuição de seus índices de intenção de votos entre o cidadão-eleitor de todo Brasil. O principal beneficiado na oposição, com a perda de capital política da provável candidata petista a reeleição, foi o presidenciável Aécio Neves (PSDB), pois obteve um crescimento substancial de suas intenções de votos nas últimas pesquisas eleitorais:  MDA, Sensus e Datafolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário