quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Dilma e a Popularidade

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 27 de Fevereiro de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/dilma-e-popularidade

No último final de semana, tivemos duas pesquisas de opiniões públicas publicadas nos principais veículos jornalísticos do Brasil: Ibope – Estado de São Paulo e Datafolha – Folha de São Paulo. A presidente Dilma Rousseff (PT) começa a sofrer uma leve queda em sua aprovação de governo em ambas as consultas.
O Planalto compreendeu o movimento vindo do cidadão - eleitor por desejo de mudança na forma de administrar em relação essa atual gestão pública, pois na pesquisa Datafolha-Folha de São Paulo esse índice foi de 67% dos entrevistados insatisfeitos. Os maiores índices de insatisfações são encontrados entre os estratos sociais com maior renda econômica e escolaridade.

A avaliação positiva do Planalto começa a cair em ambas as pesquisas: 41% na consulta Datafolha – Folha de São Paulo e 39% na consulta Ibope – Estado de São Paulo. A presidente Dilma Rousseff (PT) começa a sofrer um processo de desgaste de sua imagem pública em função do seu estilo austero de administrar o governo federal. A conjuntura econômica em nada contribui para melhorar o cenário de aprovação da presidente entre os consultados na avaliação positiva de sua administração.
O núcleo político do Planalto não tem dúvida da necessidade de fazer mudanças pontuais na relação da presidente Dilma Rousseff (PT) com o cidadão - eleitor na área de comunicação. O estilo de administradora rígida no primeiro biênio (2011 – 2012) da atual administração do governo federal que já foi muito bom, em matéria de aprovação popular, mas nesse último biênio (2013 – 2014), já não temos o mesmo resultado positivo, pelo contrario, os índices de aprovação em ritmo decrescente nas pesquisas de avaliação da opinião pública.
A presidente Dilma Rousseff (PT) ainda lidera a sucessão presidencial desse ano, com uma enorme margem de intenções de votos nas pesquisas, em relação aos seus principais concorrentes oriundos das oposições: Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A candidata petista à reeleição ainda mantém 47% das intenções de votos nas consultas de opinião pública. Com esse resultado, poderá ser eleita no primeiro turno da sucessão presidencial de 2014.
O cidadão-eleitor deseja mudança no gerenciamento das políticas públicas do Governo federal, mas ainda vota na atual gestora do Planalto. Essas são as principais constatações das pesquisas de opiniões públicas: Ibope – Estado de São Paulo e Datafolha – Folha de São Paulo. A queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) pode ser o início de um processo linear de desgaste de sua imagem pública na sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário