quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no Blog do Eliomar de Lima - José Guimarães e o consenso político-eleitoral: PT – PROS – PMDB

Em artigo enviado ao Blog, o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa avalia o lado político da solenidade de entrega do título de cidadania fortalezense ao deputado federal José Guimarães. Confira:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/jose-guimaraes-e-o-consenso-politico-eleitoral-pt-pros-pmdb/


A solenidade da entrega do título de cidadão fortalezense ao deputado federal José Nobre Guimarães, na Câmara Municipal de Fortaleza, na noite de segunda-feira, 24, foi um grande ato público, com a classe política cearense se destacando dentre os convidados. José Nobre Guimarães deixa bem claro o seu desejo de reedição do palanque da política local, com os aliados vitoriosos dos últimos pleitos eleitorais estaduais de 2006 e de 2010, entre os principais partidos: PT-PROS-PMDB.
As principais correntes petistas foram prestar homenagem ao parlamentar José Nobre Guimarães. Os petistas concordam com a presença de um nome do partido na chapa majoritária da base aliada do governador Cid Gomes (PROS): governador, vice-governador e senador. José Nobre Guimarães mantém a maioria do diretório estadual, com a primazia de ser o pré-candidato ao Senado, com apoio da presidente Dilma Rousseff. O PT local estará presente no palanque liderado pelo os irmãos Gomes, com ou sem PMDB.

O governador Cid Gomes (PROS) esteve presente no evento da Câmara Municipal com os seus principais colaboradores, como também com os seus dois principais pré-candidatos ao governo estadual: o vice-governador Domingos Filho e o deputado estadual José Albuquerque. Cid Gomes manteve o silêncio como principal aliado no evento festivo entre os aliados petistas. O PROS deseja fazer o palanque da sucessão estadual deste ano, como instrumento político-eleitoral da manutenção da sua hegemonia na política alencarina.
O senador peemedebista Eunício Oliveira não esteve na solenidade de entrega do titulo de cidadão fortalezense ao deputado federal José Nobre Guimarães, mas enviou uma linda mensagem enaltecendo a sua historia de vida. Eunício Oliveira não deseja se afastar da principal liderança petista cearense. Compareceu ao evento o seu sobrinho e deputado estadual, Daniel Oliveira (PMDB), como o seu representante para a manutenção da aliança do PMDB e do PT em terras cearenses.

O deputado federal José Nobre Guimarães compreende que terá o papel de conciliar as principais forças políticas no palanque do Ceará da presidente Dilma Rousseff (PT). O PT não vai incentivar o rompimento entre o PROS e o PMDB, na sucessão estadual de 2014, pelo contrario: será o principal fiador da manutenção desse grupo hegemônico no mesmo palanque como uma reedição das alianças vitoriosas do passado recente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário