quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no PoliticaBook - Eunício Oliveira e a solidificação do vazio político

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 13 de março de 2014, no Portal do PoliticaBooK:
http://www.politicabook.com/profiles/blogs/eun-cio-oliveira-e-a-solidifica-o-do-vazio-pol-tico


A primeira pesquisa de opinião pública do cenário político-eleitoral do Ceará, realizada pelo Instituto Vox Populi, foi publicada em várias homepages dos sites de jornalismos. O cidadão-eleitor demonstra, com bastante precisão, que não há vazio político na sua opção de voto, quando é posto o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB) a sua frente, em qualquer enquete de consulta da pesquisa eleitoral.
O Instituto Vox Populi fez dois tipos de abordagem aos cearenses: espontânea e estimulada. Na abordagem do estilo espontânea, o pesquisador faz a perguntar ao eleitor sobre a sua primeira opção de voto para governador do Ceará, sem apresentar nomes ou cartela de prováveis pré-candidatos, por isso a maioria das respostas são evasivas: com quase 71% dos entrevistados sem uma opção de nome. Na abordagem do estilo estimulada, com o pesquisador já apresentando uma cartela com vários pretendentes ao executivo do Governo estadual, o eleitor consultado tem o direito de fazer a opção de um nome da sua preferência , com isso há a materialização do estimulo de votar ou escolher um pré-candidato entre outros. Eu chamo esse fenômeno de solidificação do vazio político que é realizado na pesquisa de opinião pública.

O senador Eunício Oliveira (PMDB) se saiu muito bem na pesquisa espontânea, quando o eleitor-cidadão não está atento ao debate público da sucessão estadual do pleito eleitoral de 2014, com uma média de 7% de entrevistados que responderam ao estimulo da pesquisa Vox Populi, com a citação do seu nome. Eunício Oliveira tem o seu capital político aumentado em qualquer cenário das pesquisas estimuladas, quase sempre nesse cenário o eleitor-cidadão sai do seu estado de letargia, em relação ao quadro sucessório do seu estado, com isso, o pré-candidato peemedebista teve mais citações do que outros pré-candidatos juntos, com uma média de 45% até 60% dos votos estimulados.
O governador Cid Gomes (Pros) não descartou o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB), como o seu provável candidato a sucessão estadual de 2014 no Ceará. A frente partidária das oposições (PR – PSDB – PSB – PRB) não esconde a vontade de apoiar o pré-candidato peemedebista na cabeça da chapa majoritária ( Governador).A grande verdade nesse momento é que o PMDB ainda é governista na política local, com a tendência de ser oposição nos próximos meses. No caminho inverso dos partidos, o eleitor-cidadão já definiu o nome de Eunício Oliveira (PMDB), como a sua melhor opção nesse momento para governar o Estado do Ceará, mas lógico que tudo pode mudar nas apurações do primeiro e do segundo turno do pleito eleitoral de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário