terça-feira, 13 de maio de 2014

Artigo no PoliticaBook: Cid Gomes refém da estratégia do PT - Ceará

O artigo que foi publicado na segunda - feira, 12 de Maio de 2014, no Portal do PoliticaBooK:
http://www.politicabook.com/profiles/blogs/cid-gomes-ref-m-da-estrat-gia-do-pt-cear

O governador Cid Gomes (PROS) precisa impedir o ímpeto do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores de lançar uma pré-candidatura ao Governo Estadual, em detrimento do Partido Republicano da Ordem Social. Cid Gomes já lançou mantinha a pré-candidatura do deputado estadual Camilo Santana (PT), como única opção fora do seu próprio partido.
O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) e o deputado estadual Camilo Santana (PT) fazem parte da mesma corrente petista, por isso o trabalho em conjunto para ocuparem as duas principais vagas, na chapa majoritária do PT - PROS:  Governador e Senador. O PT local tem noção dos problemas burocráticos entre a direção nacional do PROS e o governador Cid Gomes, com isso tenta impor nova agenda de prioridades eleitorais ao condomínio político-administrativo (PT – PROS – PSD – PP – PDT e outros) do Governo do Estado. 
O senador Eunício Oliveira (PMDB) começa a montar o palanque local da presidente Dilma Rousseff (PT), sem a presença do PT - PROS, com a construção de uma aliança com o Partido da República e com o Partido Republicano Brasileiro. O governador Cid Gomes poderá perder a primazia de ser o principal representante do Planalto, na política local.

O lançamento de uma candidatura petista ao Governo estadual, no lugar de um candidato indicado pelo governador Cid Gomes (PROS), já poderia ser um processo natural da direção nacional do Partido dos Trabalhadores, com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cid Gomes (PROS) perdeu boa parte da condução do processo sucessório da chefia do Governo do Estado do Ceará.
O Partido Republicano da Ordem Social não tem mais uma agenda própria para lançamento de candidatura natural para sucessão do governador Cid Gomes. O deputado federal José Nobre Guimarães tem interesse de aproveitar essa vacância política – eleitoral no bloco PT - PROS, para impor hegemonia petista, em relação ao grupo político dos irmãos Gomes (Ciro – Cid).



Nenhum comentário:

Postar um comentário