domingo, 23 de outubro de 2016

DataFolha – Capitão Wagner (PR) e a Onda Azul na Periferia de Fortaleza




A penúltima pesquisa do DataFolha – Jornal O Povo demonstrou o crescimento no numero de intenção de voto do prefeiturável Capitão Wagner (PR) nos bairros pobres da capital cearense. Capitão Wagner simplesmente adotou a estratégia política-eleitoral, no segundo turno, de dialogar com o cidadão-eleitor fortalezense de baixa renda e que tem apenas o ensino fundamental . O candidato republicano acredita numa onda azul que poderá contagiar a classe média fortalezense vinda dos bairros populares de Fortaleza.


O prefeiturável Capitão Wagner (PR) resolveu atacar na área de saúde pública da atual gestão municipal de Fortaleza. A campanha negativa foi toda em linguagem popular de fácil assimilação , bem ao estilo dos programas policiais, por isso  as peças publicitarias têm enorme alcance entre os cidadãos fortalezenses que avaliam como muito ruim (péssimo) ou regular os serviços públicos da Secretária Saúde Municipal de Fortaleza. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) mantém o controle político-eleitoral nos bairros nobres, pois a sua avaliação administrativa ainda se mantem consistente entre os formadores de opinião pública. Roberto Cláudio precisa manter o seu discurso propositivo entre os eleitores fortalezenses da classe média tradicional fortalezense. O problema é o sentimento não mais adormecido do anti-petismo nesse estrato político-econômico-social que simpatiza com o prefeito Roberto Cláudio, mas não tem o mesmo apreço ao futuro presidenciável Ciro Gomes (PDT) : o perigo da nacionalização do debate da sucessão municipal, na última semana.


O senador Tasso Jereissati (PSDB) começa a demonstrar uma capacidade impar de consolidação do voto pró-Capitão Wagner (PR) nas classes sociais (C,D e E), com a sua aparição nos programas eleitorais, e a massificação de suas mensagens nas redes sociais. Os voluntários da campanha republicana são em sua maioria jovens entre 16  e 35 anos, os quais classifico  como cidadão-eleitor neotassista, com viés ideológico de centro-direita. A grande  questão dessa ultima semana de campanha  é se a onda azul será capaz de atrair os votos dos indecisos. Assista o vídeo:





Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
 
Fortaleza, 23 de Outubro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário