A penúltima pesquisa do
DataFolha – Jornal O Povo demonstrou o crescimento no numero de intenção de
voto do prefeiturável Capitão Wagner (PR) nos bairros pobres da capital
cearense. Capitão Wagner simplesmente adotou a estratégia política-eleitoral,
no segundo turno, de dialogar com o cidadão-eleitor fortalezense de baixa renda
e que tem apenas o ensino fundamental . O candidato republicano acredita numa
onda azul que poderá contagiar a classe média fortalezense vinda dos bairros populares
de Fortaleza.
O prefeiturável Capitão
Wagner (PR) resolveu atacar na área de saúde pública da atual gestão municipal
de Fortaleza. A campanha negativa foi toda em linguagem popular de fácil assimilação
, bem ao estilo dos programas policiais, por isso as peças publicitarias têm enorme alcance
entre os cidadãos fortalezenses que avaliam como muito ruim (péssimo) ou
regular os serviços públicos da Secretária Saúde Municipal de Fortaleza.
O prefeito Roberto
Cláudio (PDT) mantém o controle político-eleitoral nos bairros nobres, pois a
sua avaliação administrativa ainda se mantem consistente entre os formadores de
opinião pública. Roberto Cláudio precisa manter o seu discurso propositivo
entre os eleitores fortalezenses da classe média tradicional fortalezense. O
problema é o sentimento não mais adormecido do anti-petismo nesse estrato político-econômico-social
que simpatiza com o prefeito Roberto Cláudio, mas não tem o mesmo apreço ao
futuro presidenciável Ciro Gomes (PDT) : o perigo da nacionalização do debate
da sucessão municipal, na última semana.
O senador Tasso
Jereissati (PSDB) começa a demonstrar uma capacidade impar de consolidação do
voto pró-Capitão Wagner (PR) nas classes sociais (C,D e E), com a sua aparição
nos programas eleitorais, e a massificação de suas mensagens nas redes sociais.
Os voluntários da campanha republicana são em sua maioria jovens entre 16 e 35 anos, os quais classifico como cidadão-eleitor neotassista, com viés ideológico
de centro-direita. A grande questão
dessa ultima semana de campanha é se a
onda azul será capaz de atrair os votos dos indecisos. Assista o vídeo:
Luiz Cláudio
Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político
Fortaleza, 23 de
Outubro de 2016
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