quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no Jornal O Estado - CIC 2014 - 2015

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 03 de Abril de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/cic-2014-2015

O Centro Industrial do Ceará terá nova diretoria para o biênio de 201-2015. O CIC poderá ser o maior grupo de pressão dos empresários cearenses nos próximos meses em decorrência do ano eleitoral de 2014. O financiamento privado ainda será o principal recurso das campanhas eleitorais na política local, com repercussão nas campanhas presidenciais. A classe de dirigentes poderá ter uma surpresa com os novos debates cooperativistas do setor privado cearense através do Centro Industrial do Ceará.
Os empresários brasileiros são céticos com o futuro da economia no ano de 2014. Os principais fóruns dos setores produtivos quase sempre têm os seus painéis repletos de críticas ao modelo de infraestrutura do governo federal nos últimos vinte anos (1994 – 2014), em relação ao escoamento da produção. O Partido dos Trabalhadores e o Partido da Social Democracia Brasileira têm enviado vários emissários para conversar e tentar convencer os principais representantes do PIB privado do Brasil, sem muito sucesso nessas incursões, para o financiamento de suas campanhas.

O homem de negócio brasileiro tem seguido a lógica do modelo americano de grupo de pressão ou lobby para os seus interesses privados nas políticas públicas. Os centros industriais por todo Brasil tem passado por reformulações em suas estruturas internas, com entrada de novos atores sociais, como os representantes do Agronegócio, e com aumento da participação do setor da construção civil, nas novas direções locais. No Ceará haverá grande oportunidade do Centro Industrial do Ceará para criar esse novo grupo de pressão numa união dos empresários de todos os setores produtivos.
O CIC sempre foi incubador de movimentos de vanguarda da classe patronal do Estado do Ceará. O momento agora é de impor uma agenda positiva para o setor privado cearense nos projetos das campanhas dos futuros candidatos ao posto de chefe do executivo estadual. Os pequenos e médios empresários terão no Centro Industrial do Ceará o seu principal fórum de avaliação das plataformas de políticas públicas na área da iniciativa privada dos partidos ou coligações no pleito eleitoral estadual de 2014.
O presidente do CIC, o empresário José Dias de Vasconcelos Filho, será essa nova liderança na classe patronal cearense, para a modernização das discussões internas para que seja criada uma agenda positiva ao setor produtivo cearense, com força para impor uma série de mudanças nas políticas públicas do Governo do Estado do Ceará, nos próximos dois anos. O Centro Industrial do Ceará será grande polo de debate público, com apoio da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário