quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no PoliticaBook - Tasso Jereissati e o destino político dos irmãos Gomes: Ciro e Cid

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 21 de Abril de 2014, no Portal do PoliticaBooK:
http://www.politicabook.com/xn/detail/6452232:BlogPost:29489?xg_source=activity

O ex-senador Tasso Jereissati por mais de uma vez, no decorrer dos últimos vinte cinco anos, definiu o curso da vida política do ex-governador Ciro Gomes (PROS) e do seu irmão e atual governador, Cid Gomes (PROS). Tasso Jereissati poderá novamente definir o destino dos ex-aliados nos próximos dias.
No primeiro mandato à frente do Governo do Estado do Ceará, o empresário Tasso Jereissati (PSDB), foi responsável por tornar o desconhecido deputado estadual Ciro Gomes, em líder da bancada governista (1987 – 1988), como também o elegeu prefeito de Fortaleza (1988) e finalmente como seu sucessor (1990). No segundo mandato (1995 – 1998) de Tasso Jereissati, o deputado estadual Cid Gomes foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, com ajuda da máquina governista tassista e foi eleito (1996) e reeleito (2000) como prefeito de Sobral.
Sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O rompimento dos irmãos Gomes com o seu antigo mentor, nunca poderia ser considerado uma vitória política, pois havia um equilíbrio entre essas duas correntes. Os irmãos Ferreira Gomes não mantiveram aliança duradoura nos últimos quatro anos. O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) tem o seu maior capital político entre os cearenses, em função do saudosismo na consciência coletiva da sociedade civil dos seus três últimos mandatos de chefe do executivo do Governo Estadual. 
O presidente de honra do PSDB do Ceará, o empresário Tasso Jereissati, deverá ser o companheiro da chapa majoritária do peemedebista Eunício Oliveira, para concorrer a única vaga do Senado, nesse pleito eleitoral.  O tucano poderá ser peça fundamental na construção da maior aliança anti–Cid Gomes dos últimos oito anos. A sua candidatura daria um verniz oposicionista na candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) para o Governo Estadual.
O secretário estadual de Saúde, o advogado Ciro Gomes, não esconde o desejo de refazer aliança com o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), já houve até envio de emissários da paz, como o atual prefeito de Fortaleza. Tasso Jereissati não tem um grande grupo político, por outro lado tem o maior consórcio empresarial sobre o seu comando: Jereissati e Edson Queiroz. A maioria das grandes redes de comunicação na área privada do Ceará, estão diretamente e indiretamente ligadas aos escritórios das duas principais famílias na área comercial.
O governador Cid Gomes (PROS) não tem nesse momento uma chapa majoritária competitiva para concorrer diretamente com esse condomínio político-administrativo, possivelmente construído por Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), com a contribuição do ex- governador Lúcio Alcântara (PR). Cid Gomes poderá reavaliar nos próximos dias o seu apoio ao pré- candidato Eunício Oliveira (PMDB), que ainda não rompeu com a sua gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário