quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Nova FIEC

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 20 de março de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/nova-fiec

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará já tem nova diretoria para os próximos cinco anos (2014 - 2018), tendo como intuito  impor uma nova marca administrativa interna de grupo de pressão dos interesses dos empresários cearenses frente às políticas públicas do Planalto e do Palácio da Abolição. A FIEC vai fazer um importante papel junto aos setores organizados da sociedade civil em relação às demandas sociais reprimidas do setor público.
A presidente Dilma Rousseff tem se reunido com vários grupos de empresários nos últimos dias, para o debate de medidas públicas na área de produção de bens de consumos O ministro da Fazenda, o economista Guido Mantega, já esteve presente, no início desse mês, no primeiro encontro com os grandes empresários brasileiros, para discutir a conjuntura econômica e a medida provisória que tributa investimentos no Exterior.

O Planalto tem a compreensão de negociar uma agenda comum com os principais fóruns do setor empresarial brasileiro. Os empresários, por outro lado, já começaram vários movimentos visando futuras doações de recursos para as principais equipes na área econômica dos presidenciáveis: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O setor privado brasileiro deverá votar de acordo com os seus interesses no campo político nacional, com efeito cascata nas disputas regionais.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará tem dois experientes empresários e políticos no topo da direção regional: Beto Studart e Alexandre Pereira. O presidente eleito da FIEC, o administrador de empresas Beto Studart, já tem vasta experiência em negociações de grande porte com o governo federal e com o Governo Estadual do Ceará, e agora, como novo representante do setor produtivo local fará com certeza uma brilhante gestão.
O secretario estadual do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDE), o empresário Alexandre Pereira, foi eleito como vice - presidente da nova direção da FIEC. Alexandre Pereira será sem dúvida o grande coringa da relação entre os setores produtivos e as políticas públicas do Governo do Estado do Ceará, pois vai atuar nas duas frentes conjuntamente, como elo forte de parceria desses atores sociais.
O presidente da FIEC deverá desempenhar um papel muito importante, como principal nome do setor patronal do Ceará, nos principais grupos de pressão da Confederação Nacional da Indústria. O vice-presidente da FIEC deverá fazer papel diferente, pois irá atuar como  elo de ligação fixo entre o setor estatal e o setor privado nas políticas públicas de sua agência reguladora: Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário