quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Lula 2014?

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 10 de Abril de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/lula-2014

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é a única opção de manutenção do Partido dos Trabalhadores no Palácio do Planalto. As últimas pesquisas (Ibope – Datafolha) de opinião pública não sinalizaram um céu de brigadeiro para a presidente Dilma Rousseff (PT), com uma média de aprovação de  34% a 36% entre  os entrevistados.
A pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que ,mesmo nas áreas em que o governo do PT sempre foi bem avaliado, como no combate à fome e à pobreza, agora é mais criticado do que elogiado. O Datafolha também mostrou, no fim de semana, que a avaliação do governo está em queda e já causa corrosão nas intenções de voto da presidente. Em fevereiro, 44% do eleitorado declarava voto em Dilma, agora, apenas 38%.

O Planalto procura esconder o desânimo em seus corredores após uma série de crises nos últimos dias, em relação à capacidade administrativa da chefe do executivo do governo federal. A instalação da CPI da Petrobras pelo Congresso, com grande repercussão na opinião pública, pois a pesquisa do Datafolha revela que para a maioria dos pesquisados, sem dúvida houve má-fé administrativa dentro da estatal, nos últimos anos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia desautorizado o movimento “ Volta Lula ” entre os seus companheiros petistas, com apoio de setores de outros partidos da base aliada, como também de vários grupos empresáriais. A presidente Dilma Rousseff (PT) já havia recuperado parte de sua popularidade no final do ano passado, algo em torno de 41% (Ibope) e 44% (Datafolha) de avaliação entre ótimo e bom na opinião pública.
O novo cenário de queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) na véspera do pleito eleitoral de 2014, já colocaria o Partido dos Trabalhadores em posição defensiva no Congresso e nos embates sociais com a sociedade civil. O cidadão-eleitor tem sido um crítico voraz da maneira como a administração pública do Governo Federal é feita nos últimos quatro anos. As pesquisas apontam que para quase 80% da população brasileira há o desejo de mudança na maneira de fazer gestão pública no Planalto.
A configuração do cenário mais negativo, Dilma Rousseff (PT) vai evitar exposição em atos públicos, para não aumentar os seus índices de rejeição na opinião pública. A presidente não participará de debates e sabatinas até julho e não apresentará plataformas para o segundo mandato antes dessa data. O ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz o caminho inverso, com excesso de exposição em vários atos públicos, como se fosse um pré-candidato no pleito eleitoral de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário