domingo, 2 de julho de 2017

Cid Gomes e o seu futuro político como aliado de Tasso Jereissati

O ex-governador Cid Gomes (PDT) começa um processo rápido de reaproximação, com os aliados do senador Tasso Jereissati (PSDB). Cid Gomes nunca vetou a aliança do governador Camilo Santana (PT), com o grupo político tassista, no ano passado (2016). A candidatura ao senado do grupo cidista-cirista só terá êxito com apoio dos tucanos cearenses. O presidente estadual do PSDB, o ex-senador Luiz Pontes, será o novo interlocutor da aproximação do ex-governador Cid Gomes (PDT) e do senador Tasso Jereissati (PSDB).

O fim da hegemônica politica-institucional do bloco cidista-cirista-petista no Estado do Ceará. O ex-governador Cid Gomes (PDT) compreendeu o fim do ciclo eleitoral positivo ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nos últimos dez anos (2007-2017). Cid Gomes sabe que o anti-cidismo só tem força máxima com apoio do senador Tasso Jereissati (PSDB), com a nova aliança direta, com a tucanada cearense, o próprio cidismo terá condição de diminuir a força politica-eleitoral dos seus adversários.

A candidatura, ao cargo de senador, do ex-governador Cid Gomes (PDT), já tem apoio do governador Camilo Santana (PT), mas não há companheiro de chapa majoritária para outra candidatura ao Senado, nas eleições de 2018, no Estado do Ceará. O diretório estadual do PSDB esta dividido em três correntes: pró-governista, neutros e anti-governo. O senador Tasso Jereissati (PSDB) não tem zona de atrito com o governador Camilo Santana (PT), mas ainda há enorme magoa, em relação ao ex-governador Cid Gomes (PDT).

O senador Eunicio Oliveira (PMDB) e o deputado federal Domingos Neto (PSD), assim como os membros do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara e o vice-prefeito (Maracanaú) Roberto Pessoa , já não têm esperança de uma nova aliança, com o senador Tasso Jereissati (PSDB), para o pleito eleitoral de 2018. O deputado estadual Capitão Wagner (PR) é aliado do senador Tasso Jereissati (PSDB), na atual conjuntura política, mas numa nova realidade política do tassismo junto com cidismo, não existiria mais essa aliança.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa sociólogo e consultor político


Fortaleza, 02 de Julho de 2017   

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário