sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os vereadores fortalezenses e as demissões dos funcionários comissionados e dos terceirizados


O prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, entra em rota de colisão com a sua base parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza. Os antigos administradores ( Cambraia – Juracy – Luzianne ) do executivo municipal da capital cearense, que durante muitos mandatos mantiveram uma relação nada saudável aos cofres públicos, numa relação institucional promíscua com os vereadores.

Roberto Cláudio (PSB) depois de conseguir obter uma maioria folgada entre os parlamentares municipais da Casa do Povo, já havia a certeza da continuação na relação institucional entre o executivo e o legislativo, que sempre foi baseado nas cotas de terceirizados e dos funcionários comissionados nos últimos vinte anos.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa em entrevista na FM Universitária 107,9 - Fortaleza - Ceará.(17/01/2013)

A Secretaria de Governo e o Gabinete do Prefeito fizeram demissões em massa entre os terceirizados e funcionários comissionados dos órgãos públicos (Saúde, Educação, Serviços Gerais, etc...) da Prefeitura Municipal. A meta da administração municipal é a redução de mais da metade do número de terceirizados, algo em torno de 15.000 demissões, no quadro da máquina pública de Fortaleza, para os próximos quatro anos. O número de técnicos comissionados será mantido, pois é algo em torno de 3.200 funcionários provisórios, mas com modificação do quadro técnico em torno de 50% ainda nesse primeiro ano de mandato do prefeito Roberto Cláudio (PSB).

A maioria dos vereadores já não aceita essa resolução administrativa de enxugamento dos quadros profissionais na Prefeitura de Fortaleza. A Câmara Municipal de Fortaleza foi responsável pela mini - reforma  nas secretarias e nas autarquias na capital cearense, onde a maioria dos vereadores votaram sem conhecer o projeto em sua integra enviado pelo Gabinete do Prefeito.

A sociedade civil fortalezense tende a apoiar as medidas moralizadoras do prefeito Roberto Cláudio (PSB), na administração pública de Fortaleza, com a certeza de que deverão aumentar os índices de popularidade da atual gestão pública. A diminuição dos cargos terceirizados e dos técnicos comissionados do quadro de funcionários da Prefeitura de Fortaleza já gerou um debate público na sociedade civil. 


2 comentários:

  1. A sociedade cansou de desmandos, quer e merece um bom atendimento nos serviços públicos, politica agora tem que ser feita com responsabilidade e compromisso social.Vamos acompanhar o reflexo dessas demissões.Gente demais, mas será que eram apenas nomes nas folhas de pagamento?O serviço publico é ruim por incompetência ou por falta de condições de trabalho?Cabe a nova gestão municipal essa analise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Cláudio está apenas começando a organizar a casa, com certeza está atento a esses fatos! Obrigada pela participação e parabéns pela excelente visão critica da situação.

      Excluir