quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Roberto Cláudio e o sucesso da negociação política com os Partidos e Entidades de Classes


O prefeito Roberto Cláudio renega qualquer tentativa de fazer política institucional ao estilo fisiológico, nas instituições públicas da prefeitura de Fortaleza. O modelo de negociação do chefe do executivo municipal apenas repete o modelo operacional do governador Cid Gomes (PSB), onde as negociações são feitas com os partidos e as entidades de classes (CIC – FIEC – CDL), sem muito espaço para uma agenda de negociações individuais ou negociações no varejo do mercado político - social.

Roberto Cláudio no primeiro momento já acomodou os interesses dos dirigentes partidários, pois fez uma série de negociações com as cúpulas dessas agremiações em relação às indicações do primeiro escalão da gestão municipal de Fortaleza. Os representantes dos setores produtivos e do sistema financeiro de nossa capital, sem dúvida receberam o mesmo tratamento dos lideres dos partidos aliados. Temos então o fim da primeira etapa de acomodação desses grupos sociais na máquina administrativa da Prefeitura de Fortaleza.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa e o jornalista César Espindola. No estúdio da TV União - Fortaleza - Ceará. (01/01/2013)

Nos últimos dias já tivemos vários ex – aliados da anterior administração municipal em processo de adesão ao atual prefeito de Fortaleza. O excesso de aliados que são em sua maioria acostumados as negociações individuais em detrimentos dos partidos e das entidades de classes. A nova Secretária de Governo ainda não tem uma política bem definida para debelar esses grupos de pressões do seio da administração pública de Fortaleza, pois quase toda nova cúpula dessa autarquia vem da experiência do Governo estadual.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Walter Cavalcante (PMDB) terá uma enorme dificuldade de contenção das demandas políticas na área administrativa do município, em função do gigantismo da base de apoio no legislativo municipal. O novo líder do governo do prefeito Roberto Cláudio (PSB), o vereador Evaldo Lima (PC do B), sem dúvida será a principal peça pedagógica do novo modelo operacional da Secretária de Governo, surge a primeira liderança robertista na política municipal de Fortaleza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário