domingo, 6 de janeiro de 2013

O PT e o PSOL numa aliança circunstancial na Câmara Municipal de Fortaleza


O prefeito Roberto Cláudio (PSB) tem uma base aliada na Câmara Municipal de Fortaleza, com algo em torno de 36 vereadores, por outro lado a oposição seria composta por sete parlamentares.

Após o termino do segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza, a maioria dos partidos (PSC – PV – PTN – PT do B – PSDB – DEM - PDT) das outras coligações derrotadas, já optaram pela adesão ao núcleo político – administrativo da Prefeitura de Fortaleza, na constituição da Mesa Diretora da Câmara Municipal sob a presidência do Vereador Walter Cavalcante (PMDB) no biênio de 2013 - 2014.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

A bancada de vereadores do Partido dos Trabalhadores já entrou num processo de isolamento em relação aos antigos aliados, não conseguindo atrair os três vereadores do Partido da República para formação de um bloco oposicionista na Câmara Municipal de Fortaleza. Os parlamentares municipais do PR fizeram a opção de ser independente em relação à presidência do vereador Walter Cavalcante (PMDB), num posicionamento de oposição parlamentar ao prefeito Roberto Cláudio, por influência da sua cúpula partidária estadual.

A bancada parlamentar do Partido Socialista e Liberdade com dois representantes, com um capital político de 160 mil votos obtidos pelo seu ex – candidato a prefeito de Fortaleza, o advogado Renato Roseno, no primeiro turno, já planejava fazer uma oposição isolada, sem alianças com outras bancadas na Câmara Municipal de Fortaleza.

O Partido dos Trabalhadores caminha na direção de uma aliança forçada de realinhamento oposicionista com os vereadores João Alfredo e a Toinha Rocha do PSOL. Os vereadores petistas sem apoio da bancada do PR, com a rejeição natural dos parlamentares municipais do PSOL, não terão no primeiro momento um posicionamento de lideres naturais da oposição ao prefeito Roberto Cláudio (PSB) nos próximos quatro anos (2013 – 2016).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário