terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O discurso anti - petista não faz parte da retórica ideológica do PSB no Ceará


O prefeito Roberto Cláudio (PSB) durante o período eleitoral adotou um discurso anti – petista, no caso especifico do segundo – turno, para o executivo municipal de Fortaleza, onde o seu oponente, era o ex – secretario de Educação, o advogado Elmano de Freitas, que teve o apoio da ex – prefeita Luizianne Lins (PT). Roberto Cláudio ainda mantém um discurso midiático nos principais órgãos da imprensa cearense, onde nessas primeiras semanas de sua administração municipal, o seu foco é sempre com ênfase na maneira nada eficiente dos petistas durante a gestão (2005 – 2012) das políticas públicas da maior cidade do Ceará.

A construção da frente partidária no segundo – turno no pleito eleitoral de Fortaleza em 2012, que foi favorável ao prefeito eleito do PSB, por si só é caracterizado pela vinda de vários grupos anti – petistas a nível local e a nível nacional, como por exemplo: PPS, PDT e o DEM. O próprio PSDB de forma não institucional foi para dentro da campanha do PSB no segundo – turno da sucessão municipal de Fortaleza.

Este discurso anti – petista, com ingredientes ideológicos do cenário nacional, não é oriundo do discurso administrativo – político do governador Cid Gomes, e do seu partido (PSB), pois o Partido dos Trabalhadores ainda é aliado de primeira hora da atual gestão pública do Governo estadual.

O consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

Os socialistas e os peemedebistas não desejam uma ruptura com o PT, isso traria uma série de empecilhos a uma eleição tranquila, na antiga forma de aliança entre essas três agremiações partidárias, na política cearense.

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores já começa a sofrer uma série de pressões dos seus filiados, por essa posição de concordância com o linchamento público feito pelo atual prefeito de Fortaleza, em detrimento da herança administrativa de oito anos da gestão municipal da ex – prefeita, a jornalista Luzianne Lins. Na visão da militância petista, já se criou uma repercussão negativa, na imagem do partido da presidente Dilma Rousseff (PT), na avaliação da maioria das correntes internas do PT, este fato pode gerar um saldo negativo de votos, nas eleições de 2014, no eleitorado cearense.

O governador Cid Gomes deverá iniciar um processo de questionamento entre os novos aliados (PPS – DEM), num processo de conscientização de que não há necessidade de adotar o discurso anti – petista, nos próximos meses do ano de 2013. Esse posicionamento será estendido ao grupo político do prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PSB). Cid Gomes deseja o monopólio do palanque eleitoral da reeleição da presidente Dilma Rousseff em solo cearense, nunca aceitaria entrar em zona de atrito, com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário