segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Cid Gomes e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) real politicamente

 







O senador Cid Gomes retorna ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) para reorganizar a sua base política-eleitoral que é diminuta neste momento, pois nem todos os prefeitos ex-pedetistas que vão lhe acompanhar serão seus aliados no seu processo de reeleição numa disputa direta com o deputado federal, José Nobre Guimarães (PT), pela provável única vaga destinada ao lulismo-elmanista, mesmo tendo duas vagas em disputa em 2026. Cid Gomes faz um acerto quando dialoga abertamente com a única liderança socialista cearense com potencial de votos, o ex-deputado federal Denis Bezerra, que não é pró-José Nobre Guimarães (PT).



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o senador Cid Gomes vai reestruturar o comando estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no seguinte tripé no período pré-eleitoral das eleições municipais deste ano: os camilistas não petistas, os cidistas não José Nobre Guimarães e os socialistas autênticos (Denis Bezerra). Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o neolulista Carlos Siqueira, não tem interesse de transformar a seção cearense socialista numa sucursal do lulopetista sem reconhecimento do núcleo político-institucional do governador Elmano de Freitas (PT) e do deputado federal José Nobre Guimarães (PT).



A Consultoria LCFB não tem dúvida do ímpeto no campo ideológico do neopetismo cearense de ser anti-Cid Gomes (PSB),  isso limita uma aliança política-institucional entre iguais do PT e do PSB no pleito eleitoral de Fortaleza. O senador Cid Gomes vai se tornar uma liderança mais pragmática em relação a sua própria sobrevivência política-eleitoral, mas, independentemente da sua ligação com o ministro Camilo Santana (PT). Cid Gomes não conta com o apoio do neopetismo estadual para a sua tentativa de reeleição ao Senado.



Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário