sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

André Fernandes não é Popular-Conservador

 






A primeira candidatura competitiva para a prefeitura de Fortaleza do polo político-eleitoral de matriz popular-conservadora foi a do radialista e deputado estadual, Edson Silva, pela coligação PDT e PC do B nas eleições de 1988 na capital cearense. O polo popular-conservador era um fenômeno político-eleitoral em torno de uma liderança popular com características de populista, porém, com uma imensa penetração nos setores pobres fortalezenses e na classe média baixa local. Sendo muito importante frisar que o eleitorado do polo popular-conservador fortalezense votou na sua maioria na candidatura presidencial do pedetista Leonel Brizola, no primeiro turno da sucessão do presidente José Sarney (MDB), no ano 1989, em Fortaleza.



O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a segunda constituição de um polo popular-conservador fortalezense aconteceu no pleito eleitoral de 2004, na capital cearense. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa identificou o surgimento do polo popular-conservador fortalezense ao redor da candidatura do deputado federal, Moroni Torgan (PFL), nos mesmos moldes da candidatura do Edson Silva (PDT) doze anos antes, todavia, a candidatura de Moroni Torgan não convenceu a classe média tradicional, no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza, em 2004.



A Consultoria LCFB defende a tese de que a infantilidade e o despreparo emocional do pré-candidato a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal (PL), o deputado federal André Fernandes, após o vídeo do mergulho nas águas turvas do Lagamar, sem dúvida deu ao mesmo um atestado de liderança político-institucional que não é levada a sério. O eleitorado do polo popular-conservador fortalezense existe sem uma liderança natural, contudo, a pré-candidatura do Novo, do senador Eduardo Girão, pode receber o apoio do voto útil de parcela do eleitorado popular-conservador. O artigo defende uma tese nada remota do terceiro surgimento do polo popular-conservador fortalezense no pleito eleitoral de 2024, na capital cearense. O vídeo do deputado federal André Fernandes nas águas do Lagamar - Fortaleza:






Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 






Nenhum comentário:

Postar um comentário