domingo, 1 de janeiro de 2023

Um caminho da Biodiversidade

 




Reflexão para um novo Ano. O sonho da liberdade das escolhas, eqüidade no acesso às oportunidades e de um mundo solidário sempre foram a vontade de uma sociedade historicamente de injustiças sociais e centralismo no poder. Momentos definidos como Mudanças de Época foram retratados como berços do Iluminismo: na Revolução Francesa (1789) no lema constitucional "Liberté, égalité, fraternité ou la Mort" ou na Revolução Americana ou Independência(1776) no "Live Free or Die". O Mainstream Global revela no atual contexto bases de uma transformação real com antigos atores e novos lemas "Green Deal", o Pacto Ecológico Europeu, ou o "The Great Reset", a grande reinicialização, todos na crença de um novo desenvolvimento mais sustentável e com princípios e valores que se centram no respeito às diferenças nas opiniões, na dignidade necessária a qualidade de vida com acessos à educação, a saúde e a segurança, moradia e alimentos. 

No Brasil, a construção democrática se vê a prova a cada instante e na leitura dos novos passos das nações, a concomitante adaptação a um provável novo Iluminismo. A sucessão Política do Brasil segue na lente de uma descontinuidade e e busca de resiliência. Um exemplo interessante da outra ponta, é a de continuidade, no Estado do Ceará. O entendimento das diferenças, muito acentuadas nas vulnerabilidades sócio-econômicas, e a procura para tratar de avanços, com maior inclusão sem perder as vantagens competitivas globais no desenvolvimento sustentável e centrada nas preocupações das mudanças climáticas. Não se pode definir certo ou errado, mas sim escolhas para algo mais estrutural que reflitam uma visão de longo prazo e pactos intergeracionais em uma perspectiva Ética!

Uma reflexão no campo político institucional para as ações estratégicas dos novos tempos e desafios. O "Ser ou Não Ser" para o senso comum é contribuir ou não contribuir nesse Estádio de Complexidades sistêmicas que afetam a vida de todos. A decisão cabe a cada cidadão com reflexos no futuro da Nação ou do seu Estado! Polarizações, Socialismo ou Capitalismo; Liberalismo ou Conservadorismo, perdem espaço para a cooperação pacífica e ao meio termo, retiram os personalismos ou fisiologismos para o bem comum no diálogo às diferentes opiniões. Projetos de Poder dão espaço a melhoria das condições para a sobrevivência humana. Pensamento Realista ou Utópico-idealista?



Célio Fernando é economista e empresário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário