terça-feira, 3 de janeiro de 2023

A Oposição Lulista de Elmano de Freitas

 




A Consultoria LCFB acredita que após a construção do secretariado estadual do governador, Elmano de Freitas (PT), com a exclusão de vários partidos que estavam na coligação majoritária do presidente Lula (PT) e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e de partidos que fazem parte da Esplanada dos Ministérios do Governo Federal, sem dúvida há um lulismo cearense não aliado do Elmano de Freitas: PSD, PDT, Cidadania, PSB, Avante, PROS, Solidariedade e Agir 36. As direções nacionais do PSDB e do Republicano são independentes em relação ao Governo Federal e ao Governo Estadual.

O governador Elmano de Freitas vai num segundo momento atrair parte das agremiações pró - Lula a nível nacional, porém, os próprios não são considerados aliados do Governo Estadual, pois as negociações serão individuais, como foi feito junto aos pedetistas do secretariado estadual. A Consultoria LCFB acredita no nascimento da oposição lulista cearense oriunda do seguinte bloco partidário entre o PSD de Domingos Filho e o PDT de Roberto Cláudio e de Ciro Gomes, como única opção de sobrevivência, nas eleições municipais de 2024, em território cearense; pois essas agremiações são consideradas como inimigas pelo lulopetismo local, em detrimento do cenário nacional de frente ampla.

A direção estadual da federação partidária entre o Cidadania e o PSDB vão manter uma boa relação, com o Governo Estadual, na Assembleia Legislativa do Ceará. A Consultoria LCFB acredita que no decorrer deste ano (2023) a direção estadual do União Brasil vai fazer uma aliança formal, com o governador Elmano de Freitas (PT), pois é do interesse na área política-institucional para ambos. A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro na figura do deputado federal, Denis Bezerra, com certeza vai manter uma postura não agressiva ao Governo Estadual, porém, o próprio compreende o peso do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na administração do terceiro mandato presidencial de Lula.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - executivo da Consultoria LCFB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário