quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Até Breve Heitor Férrer

 




O deputado estadual, Heitor Férrer (UB), vai deixar momentaneamente o cargo de parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará. Heitor Férrer teve quatro mandatos (1988, 1992, 1996 e 2000) de vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, já na Assembleia Legislativa do Ceará foram cinco mandatos consecutivos: 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. A Consultoria LCFB acredita que o tom moderador do último mandato de Heitor Férrer, não encontrou eco no sentimento de radicalização política das classes médias cearenses.

A Consultoria LCFB nos seus relatórios durante o pleito eleitoral de 2022, já apontava a possibilidade da não renovação do mandato de deputado estadual, Heitor Férrer (UB), pois o próprio não compreendeu a radicalização política do seu eleitorado cativo que é na sua maioria antilulista, vamos dar como o exemplo a reeleição do deputado estadual, Renato Roseno (PSOL), que conseguiu representar o sentimento anti-bolsonarista nas classes médias cearenses, porém, esse segmento eleitoral é minoritário neste segmento social (classe média).

O eleitor com renda entre cinco e dez salários-mínimos com nível superior completo, especificamente do sexo masculino, é sem dúvida o perfil do eleitorado bolsonarista de classe média tradicional que votava massivamente nas reeleições de mandato do deputado estadual, Heitor Férrer (UB), nos últimos três pleitos eleitorais: 2014, 2018 e 2022. Heitor Férrer praticamente perdeu a capacidade de interlocução com a classe média tradicional, no pleito eleitoral de 2022. O eleitorado liberal fortalezense de perfil ideológico antipetista praticamente não votou em Heitor Férrer.

O deputado estadual Heitor Férrer (UB) saiu do perfil de parlamentar oposicionista, para um tom moderado de questionamento do segundo mandato do governador Camilo Santana (2019 - 2022), é preciso frisar que o Heitor Férrer sempre foi dependente do voto espontâneo da opinião pública dos setores liberais da sociedade civil. Heitor Férrer acertou na parceria com o candidato a deputado federal, o empresário Carlos Matos (UB), no pleito eleitoral de 2022, todavia, ambos não abraçaram o discurso pró - Bolsonaro e nem discurso antipetista, em síntese uma bela campanha midiática, para um público reduzido de eleitores da classe média tradicional.

A Consultoria LCFB acredita que o principal papel do deputado estadual, Heitor Férrer (UB), é se reinventar como homem público, nas redes sociais. Heitor Férrer nunca vai ser um bolsonarista, porém, nunca será lulopetista. A Consultoria LCFB indicará o caminho político - eleitoral, para que o médico Heitor Férrer possa organizar o palanque local do senador Sérgio Moro (UB), para possível candidatura à presidência da República, em 2026.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - gerente da Consultoria LCFB


Nenhum comentário:

Postar um comentário