sábado, 7 de janeiro de 2023

Sarto em fuga faz giro de 360 graus na gestão


 


Quando um ginecologista é o principal agente que compromete o atendimento às grávidas e exames ginecológicos na rede pública de saúde, não há de se esperar eficiência nos demais setores de uma gestão. Assim é a política na Prefeitura de Fortaleza, quando o ginecologista e prefeito Sarto não conseguiu em dois anos uma marca para a sua gestão, em meio a trapalhadas administrativas, informações desencontradas e descrédito dentro de seu próprio grupo político.


Nesta semana, Sarto anunciou mudanças em 13 setores da gestão, desde a troca de comando em Regionais à substituição da titularidade na pasta da Saúde. Acomodações políticas à parte, Sarto não percebe que o problema não eram os secretários exonerados ou a médica Ana Estela, que nada teve a ver com o fechamento do Gonzaguinha da Messejana e o fim do atendimento emergencial no Gonzaguinha da Barra do Ceará e no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará. O verdadeiro problema está acima.


A mexida de 360 graus na gestão não surtirá efeito por causa da centralização das ações administrativas pelo próprio prefeito. As desculpas de uma gestão fraca e desaprovada pela maioria da população de Fortaleza não podem recair sobre os secretários exonerados, tampouco posteriormente naqueles que estão assumindo as funções.


Sem ter como medir o impacto das mudanças, quando mais uma vez faltou um estudo e um plano estratégico de comunicação, Sarto foge de Fortaleza na esperança das “coisas” se acomodarem.


De forma surpreendente, o prefeito de Fortaleza se licenciou do cargo para “visitar parentes no Exterior”.


Eis a verdadeira mudança...


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e gerente-executivo da Consultoria LCFB


O link da matéria: https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2023/01/05/artigo-sarto-em-fuga-faz-giro-de-360-graus-na-gestao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário