sábado, 28 de janeiro de 2023

Adeus Tasso Jereissati

 



 

O senador Tasso Jereissati (PSDB) tem a característica de ser político de centro ou centro - direita, na sua vida de homem público, contudo, o posicionamento centrista na política brasileira, já virou uma sentença de desaparecimento eleitoral. O radicalismo criado pela direita radical é contra-atacado pelo campo progressista, como a sua antítese eleitoral, mas, ambas não são em hipótese algumas centristas, no campo ideológico. O eleitorado de centro-direita do tassismo acompanhou a direita radical, em relação ao antipetismo, o senador Tasso Jereissati (PSDB), não abraçou o lulopetismo; e ainda ficou no espectro ideológico nacional e local, num centrismo sem eleitorado. 

 

A Consultoria LCFB acredita que definitivamente o senador Tasso Jereissati (PSDB) vai dar adeus à política-eleitoral cearense, pois é muito difícil o seu novo posicionamento. No condomínio político - administrativo do lulopetismo sob a liderança do governador, Elmano de Freitas (PT), não há espaço e nem interesse de aliança política - administrativa, com o senador Tasso Jereissati (PSDB). O polo nacional-popular iliberal cearense tem a liderança emergente do senador Eduardo Girão (PODE), como o seu principal representante, sem espaço para o senador Tasso Jereissati que não tem identificação ideológica com a direita radical. 

 

O apoio do diretório municipal fortalezense do PSDB ao candidato pedetista a prefeito da capital cearense, o deputado estadual José Sarto (PDT), no pleito eleitoral de 2020, sem dúvida é o marco principal do auto isolamento do senador Tasso Jereissati (PSDB), nos setores conservadores das classes médias fortalezense, pois era a principal base eleitoral do tassismo cearense. A vitória de José Sarto para o cargo de prefeito de Fortaleza contra uma frente política conservadora social que votou em peso na recondução de Tasso Jereissati ao Congresso Alto (Senado), nos seis anos anteriores, no pleito eleitoral nacional e estadual de 2014. 

 

A Consultoria LCFB acompanhou o deslocamento do eleitorado cearense de centro-direita ou pós-liberal em direção à chapa majoritária local de Capitão Wagner (candidato a governador) e de Raimundo Gomes de Matos (candidato a vice-governador) e à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, no pleito eleitoral nacional. No campo político eleitoral a direita radical e a extrema direita também acompanharam a centro-direita cearense, como síntese de votação dos polos em conjunto; veja a campanha ao Senado da ativista social, Kamila Cardoso, que teve quase ⅓ votos do eleitorado cearense. É o cenário político - eleitoral de divórcio do tassismo cearense, com o seu antigo polo conservador social e pró - mercado financeiro. 

 

O campo progressista cearense apoiou a eleição do candidato petista ao Governo Estadual, o deputado estadual Elmano de Freitas, e a candidatura vitoriosa ao Senado do ex-governador Camilo Santana (PT), para a vaga do senador Tasso Jereissati (PSDB), nos próximos oito anos. É preciso frisar que o campo progressista se diluiu no lulopetismo local, como força auxiliar contra o bolsonarismo. A influência do senador Tasso Jereissati (PSDB), no pleito eleitoral de 2022, no campo estadual, sem dúvida foi praticamente nulo, com a sua participação quase figurativa no palanque da chapa majoritária de Roberto Cláudio (PDT) e do Domingos Filho (PSD), sem a participação do PSDB na coligação partidária cirista - trabalhista. 

 

O ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) vai se despedir do Senado, com o reconhecimento do eleitorado do lulopetismo, porém, nunca teria o seu voto de confiança, já no outro espectro ideológico, o polo conservador social cearense mantém uma distância e silêncio sobre a saída ou despedida do senador tucano do Congresso. A Consultoria LCFB acredita numa nova configuração da federação partidária Cidadania - PSDB, com a possibilidade nada remota da entrada do Podemos via articulação política do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), nos próximos meses. 

 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor - gerente da Consultoria LCFB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário