sábado, 7 de janeiro de 2023

Especialista vê Elmano “discreto” na primeira semana de Governo e mais espaço para Evandro Leitão

 





Por Luciano Rodrigues


No  quinto e último programa Especial Política 2023, da TV Otimista, o cientista social e especialista político Luiz Cláudio analisou os primeiros passos de Elmano de Freitas (PT) como governador do Ceará.


Segundo o analista, Elmano, embora seja apadrinhado político de Camilo Santana e seja o quarto governador do mesmo espectro político que governa o estado desde 2007, com Cid Gomes, as diferenças já ficam latentes desde o secretariado.


Além de imprimir uma marca pessoal, ligado a setores mais tradicionais do PT, Elmano deixa de lado o caráter agregador e de basicamente suprimir a oposição no estado.


Para Luiz Cláudio, o novo governo do Ceará já nasce com adversários políticos mais fortalecidos, até pelo modus operandi de Elmano de Freitas, diferente do que vem ocorrendo desde os primeiros anos de Cid Gomes.


“Elmano não é inclusivo, ele exclui. A tendência (de Camilo e de Cid) era atrair mais aliados – e mais adversários. Em 2006, quando o Cid vence o Lúcio Âlcantara, o PSDB estava no secretariado de governo, assim como outras forças políticas que estavam com Lúcio na tentativa de reeleição. Em 2014 e 2018, o Camilo fez isso com o Eunício. O Elmano não funciona assim”, pontuou.


Espaço para novas lideranças


Ainda com Camilo Santana sendo o grande nome da política cearense, consagrado nas eleições de 2022, Luiz Cláudio defendeu que Elmano de Freitas ganhou um aliado poderoso no Ceará: Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa.


De acordo com o especialista político, o governador e o chefe do Legislativo estadual estão mais alinhados na questão da articulação com os deputados estaduais.


Luiz Cláudio disse que o poder concentrador junto a parlamentares, antes observado em Cid e Camilo no estado, pelo menos na gestão de Elmano, deve ficar para Evandro Leitão, pedetista cada vez mais próximo do PT.


“Quando você vê agora o governo de Elmano de Freitas, esse modelo desaparece. Ele usa a figura do Evandro Leitão, presidente da Assembleia, para atrair os parlamentares dos partidos que outrora foram adversários. Por exemplo, os parlamentares do União Brasil já se encontraram com Evandro Leitão. Elmano e Evandro são interligados institucionalmente, só que o Evandro é marginalizado dentro do partido. Isso fez com que ele trabalhasse no processo de trabalhar um grupo político em torno dele. Tem secretários que estão lá hoje que sempre estiveram perto do Evandro Leitão: Salmito Filho, Oriel Filho, Robério Monteiro”, declarou.


O link da matéria: https://ootimista.com.br/politica/especialista-ve-elmano-discreto-na-primeira-semana-de-governo-e-mais-espaco-para-evandro-leitao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário