sábado, 2 de novembro de 2013

Cid Gomes e a aliança com Dilma Rousseff

O governador Cid Gomes (PROS) começa a construir a sua chapa majoritária para o Governo do Estado do Ceará. O Partido da República da Ordem Social terá candidatura própria no pleito eleitoral de 2014, a mais provável candidatura será da secretária estadual Izolda Cela, em detrimento da postulação do senador Eunicio Oliveira do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Os dois mandatos do atual chefe do executivo do Ceará, sempre foi um enorme condomínio-administrativo, com vários grupos políticos. No decorrer dos últimos pleitos eleitorais alguns desses grupos foram expulsos do centro do poder: Tasso Jereissati (2010) e a Luzianne Lins (2012).


O sociólogo Luiz Cláudio Barbosa
O presidente estadual do PMDB, o senador Eunício Oliveira, já começa a entrar em confronto com o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual José Albuquerque (PROS), pela não entrada do suplente do PMDB no lugar de um parlamentar titular da Casa do Povo. Eunicio Oliveira (PMDB) usou esse incidente para começar a  vetar as pré- candidaturas do PROS, sem muito sucesso, o suplente de deputado estadual do PMDB, não assumiu, nem houve tentativa do governador em contornar o incidente político-eleitoral com seu aliado tradicional.

O governador Cid Gomes (PROS) começa a fazer um trabalho a nível nacional para se tornar o anti- Eduardo Campos (PSB), na região do Nordeste. O peso político-eleitoral do Ceará é proporcional ao do seu ilustre vizinho (Pernambuco), por isso a presidente Dilma Rousseff não contraria o seu principal aliado nesta região do Brasil.

A presidente Dilma Rousseff (PT) compreende a pressão da direção nacional do PMDB, mas a mesma não aceita entrar em choque, com o seu principal aliado na região Nordeste. O governador Cid Gomes tem uma pré-candidatura no PROS, com capacidade de agradar o Partido dos Trabalhadores, nesse caso a titular da Secretaria Estadual da Educação, a pedagoga Izolda Cela, que teria como provável companheiro de chapa majoritária, o deputado federal José Nobre Guimarães, na única vaga para Senado.

O senador Eunicio Oliveira (PMDB) não esperava o seu esvaziamento na política nacional, com aval do Planalto. A presidente Dilma Rousseff (PT) vai oferecer algo que ainda não tem nesse momento, a indicação do futuro presidente do biênio (2015 -2016) do Senado, pois a sua reeleição ainda não passou no teste da urna, no próximo ano. Eunicio Oliveira (PROS) não terá nenhuma garantia dos seus antigos aliados sobre a sua indicação, como pré- candidato único do palanque estadual de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), em solo cearense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário