sábado, 2 de novembro de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Os três polos da política brasileira

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 16 de outubro de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/os-tres-polos-da-politica-brasileira



A última pesquisa Datafolha para Presidência da República, divulgada no último sábado (12/10), já trouxe uma certeza: o crescimento do presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) nas intenções de votos na pesquisa estimulada, pois cresceu de 8% para 15%, com a saída da ex-senadora Marina Silva do questionário principal. Eduardo Campos começa um processo lento e gradual de conquista do eleitorado tradicional da ex-senadora Marina Silva.
A presidente Dilma Rousseff (PT) ainda mantém um enorme capital político- eleitoral, com aproximadamente 42% das intenções de voto na pesquisa estimulada. A sua aprovação pessoal está na casa dos 38% de Ótimo / Bom entre os entrevistados da pesquisa Datafolha. O Partido dos Trabalhadores procura valorizar esses números, nada desprezíveis, de sua provável candidata para permanecer mais quatro anos no Planalto. O modelo de embate com a chapa tucana-demo já não será o pensamento matriz da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

O senador Aécio Neves (PSDB) conquista a segunda colocação ou polarização em relação à candidatura petista na corrida para sucessão presidencial. O índice de 21% na opinião pública nacional, isso pode ser um alento temporário, para a cúpula partidária tucana, pois as suas principais fortalezas estão localizadas nas regiões sul / sudeste / centro-oeste no mapa político-eleitoral do Brasil. Aécio Neves não cresceu nas outras regiões brasileiras (norte / nordeste), com a saída da ex-senadora Marina Silva do questionário principal dos prováveis presidenciáveis na pesquisa estimulada do Datafolha.
O sociólogo Luiz Cláudio Barbosa

O Lulismo sem Lula começa a esboçar o seu principal representante no pleito eleitoral de 2014, para presidente da República, com a candidatura do socialista, Eduardo Campos (PE), como a terceira via. A construção desse novo condomínio político-eleitoral só foi possível, com a iniciativa da ex-presidenciável Marina Silva de renunciar à sua postulação, para apoiar o presidenciável do PSB.

O governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) iniciou o processo de construção de vários palanques regionais, com os militantes da Rede de Sustentabilidade, que se filiaram ao PSB junto com a ambientalista Marina Silva, no dia 05 de outubro de 2013, na cidade de Brasília. Os membros da Rede vão compor um subconjunto na agremiação partidária socialista, como uma corrente ao estilo petista. O Partido Socialista nunca permitiu a criação de correntes internas, na sua história política, este fato poderá trazer transtornos para as alianças já firmadas, em parceria com o bloco PSDB-DEM nos estados, para futuros palanques locais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário