sábado, 2 de novembro de 2013

Artigo no Jornal O Estado - TweetFor e o Mundo Real

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 30 de outubro de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/tweetfor-e-o-mundo-real


As redes sociais já são parte do cotidiano de uma parcela significativa da população mundial. A conexão com o mundo através de um computador ou celular  é  uma necessidade  real e já  representa uma das principais formas de se sentir parte da sociedade. O fenômeno da globalização do microcosmo da vida privada no macrocosmo da nova praça pública:  Internet.
A mudança de participação social do mundo real para o mundo virtual tem sido o grande debate das ciências humanas no início do século XXI. O cidadão cibernético do espaço público abstrato não é sempre o mesmo cidadão pleno da sociedade civil. O debate de temas públicos,  por exemplo, é travado calorosamente no universo das redes sociais, em detrimento de uma rotina cívica no mundo real.
O Twitter foi inventado para ser um miniblog individual compartilhado com uma rede de amigos de suas opiniões ou atos sociais. O alcance deveria ser restrito e personalizado ao mundo privado de cada detentor dessa ferramenta cibernética. O Twitter já é sinônimo de participação social nas ações positivas da cidadania plena em nossa nação e na sociedade mundial.
O Programa Pela Ordem - TV Fortaleza - 30 de outubro de 2013 

Nos grandes centros urbanos brasileiros, o universo do Twitter foi responsável pela criação de várias comunidades que passarão da fase dos encontros virtuais para os encontros reais. O novo bate-papo público baseado no seu universo online que saiu das telas dos meios de comunicação para um espaço privado de reuniões.
Na cidade de Fortaleza, esse processo de fazer uma grande reunião com os participantes mais ativos do Twitter, foi organizado, no ano de 2010, e recebeu o nome de TweetFor. A pequena confraternização dos twitteiros fortalezenses não ficou restrita a um pequeno ato social. O  TweetFor é o maior encontro social de membros do Twitter das regiões Norte – Nordeste do Brasil.
O TweetFor representa o maior encontro social deste tipo e reúne indivíduos das mais variadas  áreas profissionais, com o objetivo de  uma maior interação entre eles numa grande festa . Há três anos consecutivos, o evento é realizado, no final do ano, no bosque do Marina Park Hotel.
Os idealizadores do TweetFor são os amigos  Freitas Júnior , Alfredo Marques e Sávio Queiroz, e mais alguns integrantes não citados nesse artigo. No próximo ano, o evento deverá ter uma característica de influência à opinião pública das redes sociais, com várias palestras. O Twitter segue fortalecido e será por muito tempo o maior palco de debates públicos na sociedade brasileira, com grande potencial para ser responsável em organizar grandes manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário