sábado, 2 de novembro de 2013

Artigo no Blog do Eliomar de Lima - Cid Gomes, o PROS e o Eunício

Com o título “PROS no centro do condomínio político-eleitoral do governador Cid Gomes”, eis artigo que o sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa manda para o Blog - 07 de outubro de 2013. Ele analisa o cenário 2014 e a situação dos Ferreira Gomes e a virtual candidatura a governador do peemedebista Eunício Oliveira. Confira:
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/cid-gomes-o-pros-e-o-eunicio/

O Partido Socialista Brasileiro e o Partido Republicano Brasileiro deixaram de ser as principais siglas de acomodação dos aliados do Governo Estadual para serem substituídos pelo Partido Republicano da Ordem Social e pelo Solidariedade. O condomínio político- eleitoral do governador Cid Gomes passou por um momento de readaptação, em outras siglas partidárias, para acomodação da sua enorme base de sustentação.
O grupo político dos irmãos Gomes necessitava permanecer na base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), por isso a saída do antigo domicilio político-eleitoral e a transferência para a nova sigla. A grande movimentação partidária na política cearense é somente reflexo do movimento das placas tectônicas da política nacional.
       O sociólogo Luiz Cláudio Barbosa na TV União
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS-90) não será uma grande agremiação nacional, no máximo um partido mediano, mas será o maior partido na política cearense, em função do peso político- administrativo da máquina do Governo do Estado. O PROS vai acomodar os dois maiores grupos políticos da política local: o grupo do governador Cid Gomes e o grupo do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.
O prefeito Roberto Cláudio tinha espaço bem definido como a nova geração do PSB na política nacional. O diretório municipal de Fortaleza tinha um peso político forte e influente no diretório estadual da agremiação socialista, que não é o mesmo peso dentro do PROS, pois essa agremiação é centralizada na direção nacional e nos diretores estaduais, sem cultura política de valorização dos diretórios municipais.
A superação da fase de acomodação do grupo dos irmãos Gomes, já será sucedida pela necessidade de um nome competitivo para a nova sigla, mas não há um nome forte nos quadros internos, para impor aos principais aliados partidários. Outro problema é o peso político-eleitoral do senador Eunício Oliveira (PMDB), como pré- candidato ao executivo estadual, com excelentes números nas pesquisas de opinião pública e que conta com apoio das direções nacionais do PT e do PMDB para a sua empreitada eleitoral.
O PROS seção estadual já nasceu da necessidade de uma solução rápida para acomodação dos interesses políticos dos aliados do governador Cid Gomes, nesse momento de readaptação interna na política local e acomodação externa na política nacional.
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa,
Sociólogo e consultor político.




Nenhum comentário:

Postar um comentário