quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

O Grupo Hegemônico da Política Cearense: Elmano de Freitas e o Partido dos Trabalhadores (PT)

 



O ministro Camilo Santana (PT) e o governador Elmano de Freitas (PT) vão formar o maior grupo político-administrativo na federação partidária lulopetista cearense: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV). Haverá migração de vários prefeitos e parlamentares oriundos do pedetismo cearense para o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, nos próximos meses.


O ministro Camilo Santana (PT) desistiu de alimentar algumas agremiações partidárias cearenses, pois o seu maior interesse neste momento é a conquista da maioria interna no diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Camilo Santana compreendeu que o seu modelo político-eleitoral de camilismo sem petismo falhou no diretório estadual do PDT e iria falhar no diretório estadual do PSB, pois quem daria a palavra final seria a federação partidária lulopetista cearense (PT, PC do B e PV), para o pleito eleitoral de 2024, em Fortaleza, assim como no pleito eleitoral estadual de 2026.


A Consultoria LCFB compreendeu a mudança de rota do subconjunto camilista sob a liderança do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão, que somente fez a movimentação de saída do diretório estadual do PDT para o diretório estadual do PT, sem cogitar nenhuma outra agremiação partidária: Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos e Republicanos. A Consultoria LCFB acredita que foi um movimento unilateral do Evandro Leitão, todavia, a sua boa recepção entre os quadros burocráticos petistas a nível nacional e a nível local, sem dúvida foi um sucesso. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário