quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Capitão Wagner não é candidato de si mesmo

 




O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) ainda é uma candidatura majoritária e competitiva para a prefeitura de Fortaleza? Não é mais, por enquanto. No último relatório da Consultoria LCFB a avaliação regular da administração pública da capital cearense está numa crescente independente da imagem não positiva do prefeito José Sarto (PDT), esse é um fenômeno político-eleitoral atípico onde o eleitor simpatiza com a administração municipal em detrimento da figura do prefeito. O outro ponto forte do último relatório da Consultoria LCFB foi o voto útil do eleitorado conservador-liberal antipetista na reeleição do prefeito José Sarto (PDT), nas consultas de opinião pública.


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, participou da pré-campanha do ex-deputado federal Moroni Torgan no pleito eleitoral de 2012, no município de Fortaleza. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa era muito próximo do coordenador da campanha do Moroni Torgan, o estrategista político Edgar Fuques, pois nesse período o próprio defendeu a tese do esvaziamento político-eleitoral do moronismo conservador para a candidatura majoritária competitiva liberal-conservadora da coligação PDT-PPS (Cidadania) naquela eleição específica de Fortaleza, em 2012: Heitor Férrer (PDT) e Alexandre Pereira (PPS).


O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) não é candidato de si mesmo no pleito eleitoral de 2024 em Fortaleza, assim como o ex-deputado federal Moroni Torgan não conseguiu manter o seu eleitorado conservador-liberal, nas eleições de 2012, na capital cearense. O grupo político cirista-trabalhista tomou o discurso antipetista do grupo político wagnerista-centrista no decorrer deste ano, como também houve a migração do voto útil contra a candidatura majoritária lulopetista em Fortaleza, para a reeleição do prefeito da capital cearense, o pedetista José Sarto, nas atuais pesquisas de opinião pública das agremiações partidárias e das instituições patronais. As teorias da Consultoria LCFB serão confirmadas nas próximas pesquisas eleitorais abertas a opinião pública fortalezense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





Nenhum comentário:

Postar um comentário