sábado, 9 de dezembro de 2023

Carmelo Neto deu nó político na dupla: Capitão Wagner e Eduardo Girão

 





O deputado estadual Carmelo Neto demonstra uma capacidade ímpar em produzir visibilidade política-institucional através da presidência estadual do Partido Liberal (PL), como se o próprio saísse do estado de infantilidade política de quando disputava o holofote da imprensa cearense com o deputado federal, André Fernandes (PL), pois com uma mudança de noventa graus o Carmelo Neto se adaptou rapidamente ao papel de presidente estadual se tornando um hábil negociador político-institucional. 


A Consultoria LCFB ainda considera o deputado federal André Fernandes (PL) como a principal liderança do bolsonarismo, todavia, esse movimento político-ideológico se tornou muito radical num processo de seita idêntico ao lulopetismo fora do Governo Federal. É um grupo social pequeno e barulhento, porém, no campo ideológico é mais retrógrado do que conservador social, no caso específico do bolsonarismo cearense. O ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) não consegue reestruturar o wagnerismo-bolsonarista e sim criar um subgrupo da direita cearense intitulada pela Consultoria LCFB de wagnerismo-centrista que vai virar um apêndice do grupo político do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), ainda no período pré-eleitoral da campanha eleitoral de 2024, na capital cearense. 


O presidente estadual do Partido Liberal, o deputado estadual Carmelo Neto, representa o pós-bolsonarismo cearense que é um movimento político-ideológico de direita moderada quase próximo da centro-direita anti-elmanista-petista, porém, o próprio mantém o vínculo político-institucional ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com a sua viagem à Argentina para a posse do presidente Javier Milei. O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, ainda acredita que o senador Eduardo Girão (Novo) inconscientemente faz um trabalho político-institucional de ser uma referência para o eleitorado conservador-liberal, porém não se destaca como um dos seus líderes.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 





Nenhum comentário:

Postar um comentário