sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Eduardo Girão e o contraponto a discussão paroquial: Ciro Gomes x Cid Gomes


 






O ex-ministro Ciro Gomes expôs sem cerimônia alguma o seu descontentamento com o seu irmão, o senador Cid Gomes, numa reunião do diretório nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no último final de semana do mês de outubro no decorrer deste ano. Ciro Gomes usou o mesmo expediente de ataque ao Cid Gomes, no pleito eleitoral de 2008, para a prefeitura de Fortaleza. É de praxe ou expediente comum na família Ferreira Gomes o duelo verbal paroquial quando há conflito de interesses entre os membros internos.


A Consultoria LCFB defende a tese de que o ciclo de conflito de interesses dentro do grupo político cirista-cidista nos seus subgrupos (Cirista e Cidista) é cíclica, porém, neste momento há um número maior de atores políticos do que a crise interna no clã durante o ano de 2008, em função do pleito eleitoral de Fortaleza, quando o governador da época, Cid Gomes, não deu apoio a ex-mulher do ex-ministro Ciro Gomes, a senadora Patrícia Saboia, para o cargo de chefe do executivo da capital cearense. As correntes cirista-cidistas se unificaram de novo nos seguintes pleitos eleitorais: 2010 (Estadual), 2012 (Fortaleza), 2014 (Estadual), 2016 (Fortaleza), 2018 (Estadual) e 2020 (Fortaleza). 


O senador Eduardo Girão (Novo) fez um discurso coerente na tribuna do Senado, pois pediu ao Ministério Público do Ceará para investigar as acusações verbais do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) em relação ao período administrativo do ex-governador e ministro da Educação, o agrônomo Camilo Santana (PT), no evento de posse da nova executiva do diretório estadual do PSDB. Eduardo Girão interrompe o que seria somente outro conflito de interesses entre os irmãos Gomes (Ciro e Cid), com isso transforma uma discussão paroquial feita através da imprensa local e das redes sociais, para torná-la uma discussão jurídica-administrativa, com a participação da sociedade civil provavelmente através do Ministério Público do Ceará. 


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 







Nenhum comentário:

Postar um comentário