quarta-feira, 29 de novembro de 2023

José Sarto e o Eleitor Oposicionista Moderado

 







As próximas consultas ou pesquisas de opinião pública vão trazer um crescimento da avaliação regular da prefeitura de Fortaleza, pois o eleitorado oposicionista moderado começa a votar na reeleição do prefeito José Sarto (PDT), como contraponto a chegada de alguma candidatura lulopetista à frente do poder executivo da capital cearense. É lógico que vamos assistir o esvaziamento político-eleitoral do wagnerismo-centrista (Capitão Wagner e União Brasil) e o esvaziamento do bolsonarismo retrógrado (André Fernandes e Carmelo Neto). 


O discurso oposicionista do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), assim como o discurso radical antipetista do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), contra o governador Elmano de Freitas (PT), e como também contra o ministro Camilo Santana (PT), nos últimos meses, sem dúvida tiveram uma boa aceitação em alguns setores oposicionistas ao Governo Estadual na cidade de Fortaleza. O pedetismo robertista-cirista começa a atrair os setores moderados do conservadorismo social fortalezense como aliados informais no espectro ideológico do antipetismo. A diminuição da rejeição da imagem do prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), nas classes médias locais, já foi identificado nas recentes pesquisas de avaliação administrativa do maior município cearense. 


A Consultoria LCFB aponta que o voto útil do eleitorado conservador-liberal fortalezense de perfil ideológico moderado era somente uma questão de tempo, para encontrar um ancoradouro político-eleitoral na reeleição do prefeito José Sarto (PDT), como comprovação do crescimento da avaliação regular da administração municipal nas consultas de opinião pública das entidades patronais e dos partidos políticos. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), são beneficiados pelo apoio do eleitorado conservador-liberal moderado dos seus respectivos municípios, pois há o crescimento da avaliação regular de ambas as administrações municipais nas consultas de opinião pública. A avaliação pessoal do prefeito José Sarto (PDT) ainda será muito baixa, porém, a popularidade da administração pública da prefeitura de Fortaleza vai aumentar nas próximas pesquisas de opinião pública.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário