segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Romeu Zema e Sérgio Moro em Fortaleza

 




A passagem do governador mineiro Romeu Zema (Novo), em Fortaleza, assim como a presença do senador paranaense, o ex-juiz Sérgio Moro (UB), na capital cearense, sem dúvida entusiasmou a militância liberal-conservadora no quarto congresso estadual do Novo sob a coordenação do senador cearense, Eduardo Girão (Novo), no último final de semana. O presidente estadual do Novo, o jovem empresário cearense Afonso Rocha, organizou um belíssimo evento partidário da direita liberal cearense. 


A Consultoria LCFB viu com bons olhos a passagem do governador mineiro, Romeu Zema (Novo), entre os empresários e a militância liberal-conservadora fortalezense, pois a própria é subconjunto da militância conservadora fortalezense, porém, sem o viés do populismo autoritário e numa postura político-econômica favorável ao mercado e às políticas públicas de teor liberal feitas pelo estado. Romeu Zema demarcou um espaço no imaginário político-eleitoral no eleitorado liberal cearense e no eleitorado centrista fortalezense (liberal-conservador).


A Consultoria LCFB defende a tese de que o senador Sérgio Moro (UB) ainda é uma referência política do eleitor liberal-conservador fortalezense de caráter ideológico pró-Lava Jato mas sem a militância partidária ou chamada lobo solitário das redes sociais. O lavajantismo fortalezense ainda é o maior movimento social-político antipetista de classe média tradicional local. Sérgio Moro tem a admiração de setores da classe média tradicional fortalezense não radicalizados pelas bandeiras temáticas da extrema direita. A Consultoria LCFB acredita que o Romeu Zema e o Sérgio Moro movimentaram as suas redes sociais fortalezenses, em função de suas presenças físicas, contudo, a partida dos próprios por si só irá esvaziar as bolhas digitais na blogosfera liberal da capital cearense.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário