domingo, 26 de novembro de 2023

André Fernandes é somente Tigre de Papel

 






O jovem homem público, André Fernandes, é um indiscutível fenômeno político-eleitoral nas suas duas campanhas para cargos legislativos: deputado estadual (2018) e deputado federal (2022). Nas campanhas citadas o próprio foi recordista de votos. André Fernandes tentará uma pré-candidatura ao cargo de prefeito de Fortaleza, porém, somente será um ator político-eleitoral terciário no tabuleiro ou apenas um tigre de papel no decorrer dos próximos dias. 


O presidente nacional do Partido Liberal, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto (SP), já compreendeu que o eleitorado conservador-liberal vai votar no continuísmo administrativo nas principais capitais brasileiras: Porto Alegre (Sebastião Melo), São Paulo (Ricardo Nunes), Rio de Janeiro (Eduardo Paes), Salvador (Bruno Reis) e Recife (João Campos). Valdemar Costa Neto não tem dúvida da importância do voto útil de parte do eleitorado conservador-liberal fortalezense, na reeleição do atual prefeito da capital, o médico José Sarto (PDT), para que não seja eleita uma candidatura majoritária lulopetista no maior município cearense, no próximo ano.


O staff político-eleitoral do diretório estadual do Partido Liberal sofre do mesmo problema do staff político-eleitoral do presidente estadual do União Brasil, o ex-deputado federal Capitão Wagner, pois há um excesso de militância não qualificada na análise de conjuntura macro eleitoral, em síntese  não fazem uma leitura a curto prazo do movimento do prefeito de Fortaleza, o médico José Sarto (PDT), que tenta conquistar um eleitorado conservador-liberal antipetista que pode dar o voto útil no atual chefe do executivo da capital cearense, como está acontecendo em outras grandes cidades brasileiras. O bolsonarismo fortalezense e o wagnerismo-centrista vão ser esvaziados no processo político-eleitoral bem antes de compreenderem o voto útil antipetista pró-reeleição do prefeito José Sarto (PDT).


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário