segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Javiel Milei (Argentina) e a antessala de Romeu Zema (Brasil)

 





A Consultoria LCFB nunca teve dúvidas sobre a participação do presidente Lula (PT) na campanha presidencial da Argentina no primeiro turno e no segundo turno a favor da candidatura peronista do ministro da Economia, Sérgio Massa, nos últimos meses. Lula acreditava no peso do lulismo no imaginário do campo progressista argentino como um modelo político-administrativo substituto ao colapso do estado de mal-estar social do peronismo. 


A nova direita argentina e a tradicional centro-direita portenha são parceiras vitoriosas no pleito eleitoral presidencial da Argentina. O liberal Javiel Milei não representa o populismo neoconservador latino-americano, pois é uma visão mais próxima do receituário econômico liberal-conservador da centro-direita laica do Uruguai e do Paraguai. 


O governador mineiro, Romeu Zema (Novo), vai aprender muito com a vitória da nova direita liberal da  argentina  com o apoio da centro-direita tradicional portenha, pois foi bem construída uma frente-partidária contra o peronismo que tinha o apoio logístico ideológico do lulopetista brasileiro. Romeu Zema precisa compreender que os setores liberais brasileiros desejam uma liderança antipopulista e antipetista ao estilo do mais novo presidente da Argentina.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário