quinta-feira, 26 de junho de 2014

Artigo no Jornal O Estado - Tabuleiro eleitoral

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 26 de Junho de 2014, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/tabuleiro-eleitoral

A presidente Dilma Rousseff (PT) será a candidata do Partido dos Trabalhadores no pleito eleitoral de 2014, para renovação do seu mandato presidencial. Dilma Rousseff venceu uma onda pessimista em relação à sua indicação, como postulante natural da coligação PMDB-PT. O movimento interno da base aliada de retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato ungido à sucessão da presidência da República, já foi definitivamente encerrado ou enterrado.
O Partido dos Trabalhadores deverá manter, como o seu principal aliado na chapa majoritária da presidente Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente Michel Temer (PMDB), que manteve o Partido do Movimento Democrático Brasileiro no arco de aliança do Planalto. O PT deseja nas próximas horas, ainda conseguir garantir o apoio do Partido da República (PR) e do Partido Popular (PP),como também, dos seus principais palanques estaduais. A coligação partidária da reeleição da presidente Dilma Rousseff será a maior nesse pleito eleitoral: PT-PMDB-PSD-PP-PR-PC doB-PRB-Pros e outros.

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) vai construir a maior coligação partidária de oposição ao governo federal, no pleito eleitoral desse ano. Aécio Neves unificou todas as correntes internas do Partido Social Democrático Brasileiro, em torno de sua candidatura, o que configura um feito histórico. O PSDB trouxe três grandes partidos para a sua coligação à sucessão da Presidência da República: Democratas, Solidariedade e Partido Trabalhista Brasileiro.
O presidenciável Aécio Neves (PSDB), nos últimos dias, já havia articulado uma série de alianças regionais do PSDB com o PMDB e o PSB. Aécio Neves trouxe o diretório estadual peemedebista do Estado do Rio de Janeiro e do Piauí, com possibilidade de ainda trazer o PMDB cearense, nas próximas horas. O tucano reforçou aliança do PSDB com o PSB nos seguintes estados: Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e Espirito Santo.
O presidenciável Eduardo Campos (PSB) somente trouxe o apoio do Partido Popular Socialista para a sua coligação partidária. Eduardo Campos enfrenta uma série de confrontos internos no Partido Socialista Brasileiro, com a sua companheira de chapa majoritária, a ex-senadora Marina Silva (Rede), em função dos palanques regionais. A Rede tem imensa dificuldade de adequação das alianças regionais do PSB, com o Partido da Social Democracia Brasileira, para a construção das várias frentes de oposição nos estados.
A ex-senadora Marina Silva (Rede) saiu com a sua liderança menor dentro do Partido Socialista Brasileiro, pois a mesma, quase não foi consultada nos rearranjos dos palanques regionais. O PSB fará aliança no Estado do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte, com o Partido dos Trabalhadores, também já retornaram às bases aliadas dos candidatos tucanos: Pimenta da Veiga (MG), Roberto Richa (PR) e Geraldo Alckmin (SP). Os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) estão se consolidando como os principais protagonistas dos desfechos finais das alianças partidárias, para a sucessão presidencial de 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário