quarta-feira, 18 de junho de 2014

Artigo no Blog do Eliomar de Lima: Eleições 2014 – No Pros, o clima é o de vinde a mim os pequeninos

Com o título “Cid Gomes e a reconstrução de sua base aliada – Roberto Cláudio na articulação política dos pequenos e médios partidos”, eis artigo do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. Ele analisa as articulações de Cid e RC na formação da base aliada em favor do nome que indicará para a sua sucessão. Confira:
O governador Cid Gomes (PROS) demonstrou uma enorme capacidade de manter a sua base aliada e ainda atrair o Partido Verde e o Partido Republicano Brasileiro, para a sua futura coligação, para o Governo Estadual, que já conta com quase vinte quatro agremiações partidárias. O prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio (PROS), foi o grande responsável por essas duas aquisições, para o condomínio político-administrativo dos irmãos Gomes.
O presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o senador Eunício Oliveira, já acreditava na formação de uma dissidência, em relação aos partidos aliados do governador Cid Gomes (PROS). O embrião desse novo bloco dissidente seria o conjunto partidário do PMDB e do PRB, que já fizeram parte da base aliada do Governo Estadual, nos últimos quatros anos. O PRB nas próximas horas irá retornar aos braços do Palácio da Abolição.
O vereador Carlos Dutra (PROS) foi eleito (2008) e reeleito (2012) pelo Partido da Social Democracia Brasileira nos últimos pleitos eleitorais para Câmara Municipal de Fortaleza. Carlos Dutra saiu do ninho tucano para fazer parte da bancada de vereadores do Partido Republicano da Ordem Social, com aval da cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus, a mesma denominação religiosa do presidente estadual do PRB, o deputado estadual Ronaldo Martins, com isso, já havia possibilidade de retorno do PRB, para base aliada do governador Cid Gomes, após breve período de rompimento entre os antigos aliados.
O prefeito Roberto Cláudio (PROS) acionou os dois vereadores eleitos pela Igreja Universal do Reino de Deus, os pastores e vereadores, Carlos Dutra (PROS) e Gelson Ferraz (PRB), para convencer a direção nacional do PRB das vantagens de fazer parte da base parlamentar da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, no pleito eleitoral de 2014. Roberto Cláudio usou esse mesmo expediente com a bancada de vereadores do Partido Verde, com ajuda do deputado estadual Augustinho Moreira, que tem na capital cearense o seu maior colégio eleitoral, para trazer o presidente estadual Marcelo Silva, para a mesa de negociação do governador Cid Gomes (PROS).
O governador Cid Gomes (PROS) compreende que a manutenção do bloco dos pequenos partidos ( PEN – PHS – PMN – PTC – PT do B – PPL – PTN – PRTB e outros) somente poderá ser possível, com a intermediação do prefeito de Fortaleza, o ex-deputado estadual Roberto Cláudio (PROS), como o maior fiador político-eleitoral junto a essas cúpulas partidárias. Roberto Cláudio vai construir aos poucos um bloco partidário sob a sua influencia pessoal ou subgrupo no condomínio político-administrativo dos irmãos Gomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário