quinta-feira, 5 de junho de 2014

Artigo no Blog do Eliomar de Lima - Cid Gomes e o palanque de Aécio Neves no Ceará

Com o título “Cid Gomes e o palanque de Aécio Neves no Ceará”, eis artigo do sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. Ele avalia que o governador deverá marchar, em termos de disputa presidencial, apoiando Dilma Rousseff, mas não evitando um palanque pró-Aécio, em razão do apoio de partidos aliados ao tucano. Confira:

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) recebe apoio de quatro partidos pequenos, para a sua coligação nacional: PT do B – PTN – PTC – PMN. O palanque do senador tucano já tem adesão de dois partidos grandes: Democratas (DEM) e o Solidariedade.

O governador Cid Gomes (PROS) tem na sua base aliada quase todos os partidos da coligação nacional do presidenciável Aécio Neves (PSDB), com exceção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Cid Gomes terá que fazer um segundo palanque para o presidenciável Aécio Neves, em função das circunstâncias das alianças de âmbito nacional dos seus aliados regionais.

O bloco dos pequenos partidos na política cearense apoia o provável pré – candidato do Palácio da Abolição, mas as agremiações aecistas são quase a metade dessa frente partidária: PT do B – PTN – PTC – PMN – PEN – PHS – PPL – PSL – PRP. O governador Cid Gomes (PROS) precisará criar um comitê dentro de coligação estadual, para o presidenciável tucano, nos próximos dias.

O presidente estadual do Solidariedade, o deputado federal Genecias Noronha, com o apoio do presidente estadual do DEM, o ex-deputado federal Moroni Torgan, com certeza serão os dois principais nomes na linha de defesa do palanque pró-Aécio Neves, para ocupar um espaço na chapa majoritária do Partido Republicano da Ordem Social. Sairá daí a indicação do nome para vice -governador.

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) ainda não se manifestou sobre o seu futuro político, em relação ao pleito eleitoral de 2014. O palanque tucano regional ainda é incógnita nos próximos dias, pois os seus dois prováveis aliados que são o Partido da República e o Partido Republicano Brasileiro vão apoiar o senador Eunício Oliveira (PMDB) para governador do Estado do Ceará, com o apoio para reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), como única presidenciável desse palanque local.

O governado Cid Gomes poderá ter a surpresa nas próximas horas da adesão do Partido Social Democrático ao palanque nacional do presidenciável tucano Aécio Neves, com isso, ficaria a configuração da sua base aliada local, com a maioria dos partidos, na defesa do espaço vital do segundo palanque do pre – candidato do PROS para presidente da República, na política alencarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário