sábado, 14 de setembro de 2013

Avaliação do Partido dos Trabalhadores no Ceará - A nova configuração interna do petismo cearense

O Partido dos Trabalhadores do Ceará está num processo de realinhamento interno de suas correntes: a construção de uma teia de pactos políticos em cima dos interesses dos seus principais lideres. O PT estadual será um satélite do interesse de estruturação do palanque de reeleição da presidente Dilma Roussef.

O Processo Eleição Direta de escolha dos mandatários dos diretórios municipais, estaduais e do diretório nacional entre os filiados petistas. O PED será importante no momento de definição da correlação de forças no Partido dos Trabalhadores em todas as suas instâncias.


O PED no Ceará será fundamental para a formação de três grupos internos, com os seus interesses dispares em relação ao futuro do PT no condomínio político-eleitoral do governador Cid Gomes (PSB). O ponto comum  entre os principais grupos que disputam o PED  é  o fim da presidência da ex-prefeita Luzianne Lins a frente do diretório estadual. O pós Luzianne já é fato aceito entre os militantes petistas. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
As três principais chapas do PED são encabeçadas por candidatos com perfil técnico, pois a experiência anterior de uma presidente com perfil personalista, não foi benéfica ao debate interno do PT. O petismo cearense não entrará num processo fraticida como imaginaram  os analistas políticos e jornalistas. O cenário já está bem definido entre as correntes petistas. A maior disputa sem dúvida será pelo diretório municipal de Fortaleza.

Os deputados federais José Nobre Guimarães, José Airton Cirilo e Ilário Marques são os principais representantes do lulismo pragmático na política estadual. A construção desse triunvirato foi responsável pela criação do maior consorcio de poder dentro do Partido dos Trabalhadores para ganhar o diretório estadual. O ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva tem interesse na vitória desse grupo, para  reforçar o palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff, em solo cearense. 

A candidatura de Francisco de Assis Diniz, para presidente do PT do Ceará, não é fruto de gerência do Palácio da Abolição do governador  Cid Gomes (PSB), para criação de um petismo cidista. A força motriz dessa postulação petista no PED vem dos interesses eleitorais do Planalto que estão acima do simples interesse da manutenção da aliança PSB e PT no Ceará.

Deputado federal Artur Bruno (PT-CE)
 O Sindicalista De Assis Diniz representa a nova voz do presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão (SP), na construção da aliança primordial com o PMDB, para depois ocorrer  a negociação, com o PSB, na política local.  O lulismo pragmático não é o petismo cidista, pois demonstra algo mais complexo, como representação de um único objetivo visível: um palanque vitorioso para reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no Ceará.

Os parlamentares Artur Bruno (deputado federal), Acrísio Sena (vereador) e Professor Pinheiro (deputado estadual) foram os responsáveis pela criação de outro grupo interno: o lulismo social. A frente dessa chapa que disputa o PED  existe um colegiado de lideres bem diferente do triunvirato do lulismo pragmático. O lulismo social tem um refinamento no seu discurso ideológico de defesa do retorno do Partido dos Trabalhadores aos movimentos sociais, por isso  conquista a simpatia do petista independente.

A candidatura do vereador fortalezense Acrísio Sena para presidente do diretório municipal de Fortaleza é o ponto máximo da formação política- eleitoral  desse grupo interno petista. A vitória na disputa de Fortaleza pelo comando no Partido dos Trabalhadores, sem dúvida, já deixaria o lulismo social num mesmo patamar de negociação com o lulismo pragmático. O fato interessante é que o deputado federal  Artur Bruno é favorável a manutenção do dialogo, com o diretório estadual do PSB, para o pleito eleitoral de 2014. O senador Eunício Oliveira (PMDB) poderia aproveitar ,esse momento, para construir uma ponte de negociação com o lulismo social.

Senador José Pimentel (PT-CE)
Finalizando temos uma aliança pontual do senador José Pimentel e da ex- prefeita Luzianne Lins para criação de uma chapa no PED em âmbito estadual e  no âmbito da capital. A manutenção do diretório municipal de Fortaleza é o principal objetivo dessa aliança interna petista. O advogado Elmano de Freitas representa o elo de interesse comum político- eleitoral do líder do Governo federal e da atual presidente do diretório estadual do PT, para manutenção dessa importante base petista que é Fortaleza.

O senador José Pimentel tem diálogo direto com a presidente Dilma Rousseff (PT), por isso tem papel importante no futuro palanque estadual petista, com condição de transitar entre o lulismo pragmático e o lulismo social. A vitória no diretório municipal de Fortaleza será importante para consolidar o capital político do líder do Governo federal no diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, Sociólogo, consultor político


Um comentário:

  1. “eles estão no poder, na oposição, à esquerda, à direita, e até à Justiça. Há um 68 em cada esquina". https://www.facebook.com/photo.php

    ResponderExcluir