sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Dilma Rousseff e a Popularidade

O artigo que foi publicado na quinta - feira, 12 de setembro de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:

A presidente Dilma Rousseff começa um processo lento e gradual de recuperação de sua imagem como gestora, perante a sociedade civil. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) encomendou uma pesquisa de opinião pública, que foi feito pelo Instituto MDA, que comprova a oscilação positiva da popularidade da chefe do executivo do Governo Federal.

A avaliação positiva do governo subiu para 38,1 por cento, sendo a pontuação anterior de 31,3 por cento em julho, enquanto a aprovação pessoal de Dilma passou dos  58,0 por cento, enquanto a anterior era de 49,3 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, em 135 municípios de 21 unidades da Federação.

Para 39,7 por cento, o governo é regular, antes este  índice era de  38,7 por cento, quando pequisado em julho. A avaliação negativa caiu para 21,9 por cento, ante 29,5 por cento. O desempenho pessoal de Dilma é desaprovado por 40,5 por cento dos entrevistados, ante 47,3 por cento em julho. O núcleo político do Planalto já esperava a recuperação dos índices de aprovação tanto no campo da gestão quanto no campo da imagem pública da presidência da República.



A queda no preço dos alimentos foi crucial para recuperação de parte confiança do cidadão-eleitor no controle dos índices de inflação. A maioria dos entrevistados  são pessimistas em relação a política pública do Ministério da Fazenda de combate aos males da crise econômica. Apenas 15,0 por cento dos consultados acreditam que a inflação está controlada, enquanto 75,9 por cento responderam não acreditar que ela está  sob controle.


A presidente Dilma Rousseff retorna a construir uma imagem positiva destoante da imagem do seu próprio governo. O cidadão- eleitor começa o processo de reavaliação no campo político- eleitoral favorável à reeleição da mesma em 2014.

A pesquisa CNT-MDA aponta ainda a liderança de Dilma em diversos cenários eleitorais. Na intenção de voto estimulada, a presidente tem 36,4 por cento das intenções de voto, seguida da ex-senadora Marina Silva (Sem partido), com 22,4 por cento. O senador Aécio Neves (PSDB) mantém índices razoáveis na pesquisa estimulada, sempre na casa de 15,2 por cento, enquanto o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) aparece  em quarto lugar, com 5,2 por cento das intenções.

A presidente Dilma Rousseff ainda não recuperou áurea de candidata imbatível que tinha no primeiro semestre de 2013. A reeleição da candidata do Planalto só depende da melhoria da política econômica do Governo federal, na opinião pública.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Nenhum comentário:

Postar um comentário