sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mauro Filho e a Planície Política

O deputado estadual Mauro Filho (PSB) retorna à Assembleia Legislativa do Ceará, com oito meses de antecedência, em relação ao seu objetivo original, que era de somente sair da Secretaria da Fazenda, no mês de maio, para disputar as prévias internas no Partido Socialista Brasileiro, como o candidato à sucessão do governador Cid Gomes (PSB).

O economista Mauro Filho (PSB) sempre procurou, nos últimos meses,  de sua gestão à frente da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) , o bom relacionamento com os empresários cearenses. A relação econômica entre o setor público e o setor privado era a sua principal marca política.

A Secretaria da Fazenda era uma espécie de autarquia pública, com uma autonomia em relação ao restante do Governo do Estado do Ceará, no caso especifico da Secretaria de Governo. Mauro Filho tinha uma relação direta de comunicação com o governador Cid Gomes (PSB), sem a necessidade de intervenção de nenhuma outra autoridade ou liderança interna do Governo estadual.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Em 2013, a economia cearense, a exemplo de 2012 e de anos anteriores, deverá continuar a crescer acima da média nacional, fechando o Produto Interno Bruto (PIB), no final do ano, com uma taxa de 4,0 por cento, maior que o resultado nacional, que tem uma previsão de 3,3 por cento. A projeção positiva decorre da existência de investimentos públicos e privados no Ceará, que viabilizam projetos estratégicos para o desenvolvimento do Estado.

A economia cearense cresce acima da média nacional, com esse portfólio, o ex-secretário Mauro Filho esperava ser ungido, como o candidato natural para a sucessão estadual de 2014, por seus correligionários do Partido Socialista Brasileiro. O novo ocupante da Secretaria da Fazenda deverá receber os louros no final do ano, pelo excelente desempenho do nosso Produto Interno Bruto (PIB).
                                                                                 
O mandato de deputado estadual é pequeno para as pretensões do economista, Mauro Filho, que faz um trabalho de divulgação dos seus méritos a frente da Secretaria da Fazenda, nos últimos oito anos. Mauro Filho terá dificuldade em impor a sua marca política entre os seus companheiros de bancada do PSB, pois existe uma relação de distanciamento entre os mesmos, no decorrer dos últimos sete anos.

O fato de ser ele mesmo, o seu principal garoto propaganda do seu período áureo a frente da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, não era o desejo do deputado estadual Mauro Filho (PSB). O futuro não é incerto no horizonte político do parlamentar socialista, pois existem duas opções: a candidatura ao Governo estadual e a postulação a uma vaga na Câmara.

             Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político


Nenhum comentário:

Postar um comentário