domingo, 22 de setembro de 2013

Artigo no Politicabook - O Fenômeno Marina Silva

O artigo que foi publicado na sexta - feira, 20 de setembro de 2013, no site do Politicabook: http://www.politicabook.com/profiles/blogs/o-fen-meno-marina-silva?xg_source=activity
A ex-senadora Marina Silva (AC) pode ser considerada,de acordo com os últimos levantamentos de opinião pública, como o segundo polo político-eleitoral da corrida presidencial de 2014. O patamar de 19% a 22% da preferencia do eleitorado brasileiro, nas pesquisas estimuladas, não deixaria dúvida da sedimentação dos seus votos.
A ex-ministra Marina Silva saiu do PV e da vida partidária há quase três anos. Marina tenta fundar o seu próprio partido que é conhecido como “Rede de Sustentabilidade”, para ser o seu veículo eleitoral na sucessão presidencial de 2014. O segundo polo eleitoral da política brasileira ainda não tem uma representação partidária.
A presidente Dilma Rousseff (PT) já é uma pré-candidata em campanha para a sua reeleição no pleito eleitoral de 2014. Dilma Rousseff já teve uma queda na sua popularidade, com enorme reflexo na preferencia eleitoral. O seu atual patamar de votos é de 30% a 36% nas pesquisas estimuladas de opinião pública.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
A pré-candidata do Partido dos Trabalhadores, a presidente Dilma Rousseff, não tem mais uma ampla maioria das preferencias eleitorais nas regiões Sul / Sudeste, com um empate técnico, na maioria dos estados, com a ex-senadora Marina Silva. As duas prováveis presidenciáveis têm números idênticos, com patamares de 26% a 32% nas pesquisas estimuladas das grandes empresas de consultas de opinião pública: Datafolha, Ibope e Vox Populi.
O senador Aécio Neves (PSDB) tem dificuldade para alcança o segundo polo político-eleitoral nas consultas de opinião pública sobre a sucessão presidencial de 2014. O pré-candidato tucano ainda mantém percentuais de votos modestos, nas casas de 12% a 15% das pesquisas estimuladas. O PSDB procura um modo de atrair a ex-senadora Marina Silva para o seu arco de aliança no período pré-eleitoral, nos seus principais palanques estaduais.
Os petistas e os tucanos encontrarão dificuldades em desconstruir esta pré-candidatura competitiva para presidente da República, que apesar de não ter estrutura partidária real, já demonstrou que tem uma base eleitoral fiel, que são os eleitores da ex- senadora Marina Silva. A Rede de Sustentabilidade não é a única opção partidária da pré-candidata Marina Silva, pois a sua segunda opção poderia ser o Partido Ecológico Nacional (PEN).
Marina Silva é beneficiada por um voto de protesto, esse bipartidarismo artificial na política brasileira nos últimos cincos pleitos eleitoral para presidência da República. O eleitor nos grandes centros urbanos brasileiros escolheu ecologista Marina Silva, como candidata que representaa negação da polarização entre o PT e o PSDB no pleito eleitoral de 2014 na sucessão presidencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário