sábado, 28 de setembro de 2013

Cid Gomes e a negação do palanque cearense para aliança PSB - PSDB

O governador Cid Gomes (CE) procura conter os estragos na área política-eleitoral da saída do seu grupo do Partido Socialista Brasileiro. O PSB foi por oito anos o seu domicilio partidário, com carta branca para negociar independente da cúpula nacional, o exemplo maior, era o seu Ministério na cota pessoal da presidente Dilma Rousseff (PT), onde o governador do Ceará escolhia o nome sem intervenção do partido.

O presidente nacional do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, já começa a organizar a sua candidatura para presidência da República, no próximo ano. Eduardo Campos tem uma aliança informal com o senador Aécio Neves para a montagem de vários palanques regionais. O PSB e o PSDB marcharão juntos em alguns estados chaves da federação: Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Ceará.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa

O pré-presidenciável Eduardo Campos (PSB) deverá ter o apoio do Partido Popular Socialista, no primeiro momento, por isso precisa dos palanques com sentido duplo, com a coligação tucano- democrata (PSDB–DEM) e dos dissidentes do PMDB (Bahia, Pernambuco), para ficar competitivo nos estados. O PSB tem sua maior força na região do Nordeste, por isso terá um papel preponderante em relação ao PSDB, já o inverso acontece nas regiões Sul/Sudeste, nessas localidades, o papel alfa no cenário político-eleitoral será do PSDB.

O governador Cid Gomes sempre manteve um discurso interno no PSB de manutenção da aliança no pleito eleitoral de 2014, para reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Cid Gomes não aceitava essa aliança branca com o PSDB nacional, pois não tinha nenhuma condição de reaproximação com a principal liderança tucana cearense, o ex–senador Tasso Jereissati, por isso, não há condição de permanecer no PSB com seus palanques duplos, com a coligação PSDB-DEM.

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) já começa a entrar em ritmo de campanha nas caravanas do pré-presidenciável Aécio Neves pelos estados. Tasso Jereissati e o ex-prefeito de Maracanaú, o empresário Roberto Pessoa, já montaram a coligação PSDB e PR em nosso estado, para o pleito eleitoral de 2014, num primeiro momento, pois o passo a seguir será trazer por influência dos diretórios nacionais os seguintes partidos: PSB, DEM, PPS e PTB.


O governador Cid Gomes sabia que o seu principal adversário na política cearense para o pleito eleitoral de 2014, sempre foi e será o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). O discurso de aposentado do empresário Tasso Jereissati da política partidária, já começa a ceder espaço para o dinamismo de suas ações na cidade de Brasília, com enorme influência na política cearense, com resultado negativo, para os planos políticos dos irmãos Gomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário