sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Artigo no Jornal O Estado - Lulismo sem Lula

O artigo que foi publicado na quarta - feira, 25 de setembro de 2013, no Caderno Opinião do Jornal O Estado:
http://www.oestadoce.com.br/noticia/lulismo-sem-lula

A corrida para sucessão presidencial de 2014 terá três candidaturas sobre a égide do lulismo sem lula: Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos. A presidente Dilma Rousseff(PT) tem dois ex- aliados como prováveis concorrentes a sua reeleição.

O lulismo sem lula poderá ter um representante no segundo turno da sucessão presidencial de 2014. A presidente Dilma Rousseff (PT) terá três postulações contra a sua própria candidatura, com o discurso ideológico de manter o que foi bom no lulismo em matéria de políticas públicas nos últimos dez anos, mas com o fim do ciclo petista a frente do Planalto.

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, o governador pernambucano Eduardo Campos, saiu da base governista do Planalto após fazer parte da mesma nos últimos dez anos. O PSB procura o seu espaço político para o pleito eleitoral de 2014.
A presidente Nicolle Barbosa do Centro Industrial do Ceará


A ex-senadora Marina Silva rompeu com o Partido dos Trabalhadores no ano de 2009, para concorrer no ano seguinte a sucessão do presidente Luis Inácio Lula da Silva (2003 – 2010). A primeira candidatura de oposição oriunda do PT, com excelente votação de 20 milhões nas eleições de 2010.

O senador tucano Aécio Neves (PSDB) procura encontrar o seu espaço político-eleitoral entre os dois representantes do lulismo sem lula na corrida presidencial de 2014. Aécio Neves sempre manteve distância do estereótipo do tucano paulista anti-lulista, o seu estilo sempre foi de quem mantem uma linha de aproximação com os lulistas mineiros.

O futuro presidenciável Eduardo Campos (PSB) deverá ter um discurso de superação da Era Lula- Dilma na administração pública do Brasil. O PSB procura construir uma imagem de independência em relação ao final do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).  O Partido Popular Socialista deverá apoiar as pretensões do governador pernambucano no pleito eleitoral de 2014.

A ex-senadora Marina Silva ainda não tem legenda para concorrer a presidência da República, mas tem excelentes índices de votos nas pesquisas de opinião pública. Marina Silva pode representar a face do lulismo sem lula mais radical entre os eleitores, pois prega o rompimento com o fisiologismo político-administrativo dentro do Planalto. O seu discurso tem força entre os eleitores jovens dos grandes centros urbanos do Brasil

O futuro presidenciável Aécio Neves (PSDB) tem um discurso político- eleitoral parecido com o pré-candidato Eduardo Campos (PSB). A maioria, dos palanques regionais de tucanos e socialistas, será conjunta nos estados. O discurso do lulismo sem lula será o principal tom de campanha das coligações estaduais do PSB e do PSDB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário