sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Artigo no Blog do Eliomar de Lima - A aliança PSB/PSDB em construção no País

Com o título “Eduardo Campos e o futuro do PSB no Ceará, eis artigo do sociólogo Luiz Cláudio Ferreira Barbosa. Ele aborda o cenário de mudanças imposto pelo governador Eduardo Campos depois que entregou cargos que o partido ocupava no Governo Dilma Rousseff. Segunda - feira, 23 de setembro de 2013. Confira:
O meu artigo “Tasso Jereissati e a construção de uma frente ampla” nesse renomado blog no final do mês de abril, foi o prenuncio do futuro da aliança do Partido Socialista Brasileiro e o Partido da Social Democracia Brasileira na política nacional, pois não havia condição na política local. O texto tinha as limitações devido ao período em que foi escrito.
A minha tese era a da construção do palanque tucano, com interesse de representar os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e o Eduardo Campos (PSB) em solo cearense, na qual o DEM e o PPS seriam os principais defensores da candidatura socialista dentro da coligação. Não havia perspectiva de saída dos irmãos Gomes do PSB, e muito menos essa situação de embate, político- eleitoral, com a direção nacional.

O presidente nacional do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, não esconde o seu desejo de retirar o grupo político do governador Cid Gomes da direção estadual da agremiação socialista. Cid Gomes (PSB) não terá autonomia para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff por seu atual partido. A saída dos irmãos Gomes já é fato para maioria dos socialistas cearenses.
O futuro presidenciável Eduardo Campos (PSB) mantém um pré- acordo com os irmãos Novais ( Sérgio-Eliana) para a transição da direção estadual do PSB no Ceará. Outro movimento da direção nacional do PSB é o convite para a vinda da ex-prefeita Luzianne Lins(PT) aos quadros da agremiação socialista. Os dois movimentos não são nada discretos nos meios de comunicação, transmitindo ao povo cearense o desejo do PSB nacional de desalojar os irmãos Gomes antes do dia 05 de outubro de 2013.
O novo diretório estadual do PSB que poderia assumir não teria condição de fazer parte da aliança PMDB e PT, pois esse palanque da política cearense é totalmente construído para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice- presidente Michel Temer (PMDB). O provável pré-candidato ao Governo estadual será o senador Eunicio Oliveira (PMDB) ou uma indicação vinda dos petistas. O PSB não faria palanque ao seu presidenciável nessa coligação em terras cearenses.
O PSDB deverá assumir o papel de principal aliado do PSB na construção dos palanques regionais. No caso especifico do Ceará, o novo cenário de aproximação do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) com o governador Eduardo Campos (PSB), pois, nos próximos dias haverá uma agenda comum entre essas duas lideranças.
A nova direção estadual do PSB do Ceará não pode ser composta por membros que não estejam dispostos a fazer uma negociação, com o ex-senador Tasso Jereissati e a direção estadual do PSDB. Então, o mais provável será um intervertor indicado pela cúpula federal, para ficar a frente do comando da seção partidária socialista no Ceará.
* Luiz Cláudio Ferreira Barbosa,
Sociólogo.

O link da matéria no Jornal O Povo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário