Nas últimas pesquisas estimuladas para o pleito eleitoral de Fortaleza, sempre temos bons índices de aprovação da administração pública da capital cearense em contrapartida aos índices não positivos do atual prefeito (José Sarto).
O ex-prefeito de Fortaleza, o pedetista-cirista Roberto Cláudio, teve papel terciário na sucessão municipal da capital cearense, pois o candidato à reeleição, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao cargo de chefe do executivo local teve papel secundário no processo político-eleitoral.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) não desejou entrar numa zona de conflito com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), em relação a indicação do atual prefeito de Fortaleza como candidato à reeleição pelo PDT, pois ambos (Ciro e Roberto) sabiam da probabilidade do crescimento político-eleitoral da rejeição ao atual chefe do executivo da capital cearense: José Sarto (PDT).
Sem dúvida Roberto Cláudio tem neste momento uma percepção política-eleitoral da incapacidade do prefeito José Sarto (PDT) de estar no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza.
A Consultoria LCFB defende a tese de que o discurso político-eleitoral do deputado federal André Figueiredo (PDT) de procurar o Partido dos Trabalhadores (PT) num eventual segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza, com a presença do prefeito José Sarto (PDT) e sem a presença do candidato neopetista (Evandro Leitão), sem dúvida terá um efeito contrário após o primeiro turno, pois o pedetismo não cirista pró-Governo Federal vai apoiar o candidato lulopetista, Evandro Leitão, num eventual segundo turno.
O grupo político do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) será reduzido para um deputado estadual, Queiroz Filho (PDT), e talvez a reeleição do vereador fortalezense, Lúcio Bruno (PDT), no início do próximo ano. Roberto Cláudio poderá assistir a entrada do PDT regional na base de apoio do governador Elmano de Freitas (PT) no primeiro semestre de 2025.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário