quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Evandro Leitão (PT) e o seu Centro Social Liberal: PSD, MDB, Progressistas e Republicanos

 



A candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT) do deputado estadual, Evandro Leitão, sem dúvida conseguiu construir uma frente ampla partidária de centro-direita no primeiro turno do pleito eleitoral da capital cearense, contudo, o resultado do primeiro turno foi algo em torno de 35% dos votos válidos. Evandro Leitão fugiu do gueto político-eleitoral do lulopetismo, nas suas duas participações anteriores nos pleitos eleitorais de Fortaleza, nos primeiros turnos em votos válidos, com as candidaturas a prefeita de Fortaleza, da deputada federal Luizianne Lins (PT): 20% (2016) e 16% (2020).


O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que a candidatura a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) do deputado estadual Evandro Leitão se transformou numa espécie de centro-direita progressista, porém, com um posicionamento liberal-social no campo ideológico que conquistou parte do eleitorado da baixa classe média e uma fatia grande do eleitorado da alta classe média. No resultado do primeiro turno.




O comentarista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa identificou o aumento da participação da militância lulopetista derrotada nos seguintes pleitos eleitorais no interior cearense no núcleo político-eleitoral da campanha de segundo turno em Fortaleza do Evandro Leitão: Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim e Sobral. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese da guinada à esquerda da campanha de segundo turno de Evandro Leitão (PT). A tendência é de aumento da rejeição política-eleitoral na classe média tradicional fortalezense. 


A Consultoria LCFB defende a tese de que o candidato a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Evandro Leitão, não pode se afastar do eleitorado liberal-conservador, por causa de uma agenda teoricamente identitária da esquerda local que é repudiada pela maioria da classe média fortalezense. A Consultoria LCFB aponta o crescimento da rejeição política-eleitoral da candidatura lulopetista a prefeito de Fortaleza no segundo turno nas pesquisas estimuladas.


Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário