O deputado estadual Evandro Leitão não tem perfil de candidato progressista a prefeito de Fortaleza, porém, isso o ajudou a conquistar parte do eleitorado fortalezense conservador moderado pró-Lula não adepto da agenda identitária da esquerda local (PT, PC do B e PSOL). Evandro Leitão representa o estilo político-administrativo do camilismo-cidista (2007-2022) de gerenciamento de políticas públicas entre o Governo Estadual e o Prefeitura de Fortaleza, contudo, sem a participação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em relação às últimas eleições municipais da capital cearense: 2012, 2016 e 2020.
O condomínio político-administrativo do ministro Camilo Santana (PT) e do senador Cid Gomes (PSB) teve a capacidade de eleger dois prefeitos na cidade de Fortaleza: Roberto Cláudio (PDT) em 2012 e 2016; José Sarto (PDT) em 2020.
A candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), do deputado estadual Evandro Leitão, teve a capacidade de passar a mensagem do benefício da parceria entre a Prefeitura de Fortaleza (PMFORT) e do Governo Estadual do Ceará, principalmente no eleitorado local e nas regiões periféricas da capital cearense.
O resultado do primeiro turno do pleito eleitoral de Fortaleza deu o tamanho aproximado da candidatura a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) do Evandro Leitão no início do segundo turno. Vamos usar uma margem de erro de mais 3% ou de menos 3%:
Teto: 38%
Média: 35%
Piso: 32%
O perfil socioeconômico do eleitor do Evandro Leitão (PT):
Sexo Feminino
Ensino Fundamental
Renda Mensal de dois salários-mínimos
Católico
A candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores, do Evandro Leitão, conseguiu construir um cinturão de agremiações partidárias de perfil ideológico centrista ou de perfil ideológico centrão: PSD, Progressistas, Republicanos, MDB e outros. Evandro Leitão somente usou o número 13 e o apoio do triunvirato político-eleitoral do neolulismo: Lula, Camilo Santana e Elmano de Freitas.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário