A Consultoria LCFB se surpreendeu com a capacidade política-eleitoral, da candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal (PL) do André Fernandes, de conquistar a maioria dos eleitores da baixa classe média. André Fernandes desalojou as candidaturas a prefeito do Capitão Wagner (UB) e do José Sarto (PDT) na segunda quinzena de setembro no período do primeiro turno deste ano.
O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, identificou que o eleitorado da baixa classe média fortalezense não vota em candidatura majoritária do Partido dos Trabalhadores (PT) o que ficou claro com base nos resultados dos primeiros turnos dos seguintes pleitos eleitorais: 2016 e 2020. E também no primeiro turno de 2024 na capital cearense.
A Consultoria LCFB chama atenção para o fato de que o maior grupo conservador fortalezense na baixa classe média é de lulista não petista, pois no caminho inverso existe o bolsonarismo como grupo político dominante na alta classe média.
A Consultoria LCFB chama atenção, há algum tempo, da capacidade da candidatura a prefeito de Fortaleza do André Fernandes (PL) de atrair o eleitorado cativo conservador fortalezense da baixa classe média, que votou no retorno do presidente Lula (PT) no pleito eleitoral de 2022, mas, é muito simpático a agenda de costumes do bolsonarismo, como também da agenda de segurança pública do André Fernandes no pleito eleitoral da capital cearense.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário